Como organizar uma propriedade rural: confira ferramentas digitais para controlar a gestão da sua fazenda de qualquer lugar. 

A cada dia temos novas tecnologias surgindo no meio rural. 

Muitas delas servem para facilitar e organizar as atividades diárias, outras para levantamento de dados, sejam por meio de satélites, sensores ou outras ferramentas.

O importante é que os produtores acompanhem a evolução da tecnologia, buscando soluções e softwares que otimizem seus processos operacionais.

Com a agricultura digital é possível otimizar e gerar mais lucros para as nossas propriedades agrícolas.

Por isso, separei algumas alternativas de controle e dicas de como organizar uma propriedade rural e otimizar o seu tempo. Aproveite!

Avaliação da gestão na propriedade rural

Durante o dia a dia do campo, existe uma infinidade de atividades agrícolas que precisam ser realizadas.

Uma propriedade sem boa gestão e organização pode entrar em colapso rapidamente.

Atualmente, com a digitalização dos processos e avanço da internet no campo, encontramos diversas tecnologias que podem auxiliar os produtores rurais em processos operacionais e gerenciais.

Problemas com imprecisão no controle de estoque da fazenda, em entradas e saídas, fluxo de caixa, registro de insumos utilizados em cada talhão e muitos outros, já podem ser resolvidos com o auxílio de tecnologia. 

Se o gestor ou o produtor rural não possui anotações e registros de custos da sua produção, uma busca por redução ou otimização desses custos se torna quase impossível, concordam comigo?

Assim, se eu não registrar os gastos de cada operação dentro da propriedade, nunca saberei  se estou gastando muito em minha fazenda.

Uma frase da qual gosto muito de Peter Drucker diz o seguinte:Se você não pode medir, você não pode gerenciar”.

O pensamento pode parecer simples, mas quanto mais simples, geralmente, melhores são os resultados.

Uma vez que temos na ponta do lápis todos os gastos das operações, controle de estoque, gastos com maquinário, reparos, manutenções e afins, as decisões serão mais assertivas.

Nosso amigo pensador Peter Drucker diz outra frase que nos remete muito à capacidade de organizar e gerir uma propriedade agrícola: “O que pode ser medido, pode ser melhorado.

Desta forma, é necessário que o empresário rural faça uma avaliação de seus processos, problemas e desafios para tomar a decisão de escolher uma tecnologia que vai auxiliá-lo nesse processo organizacional. 

Assim, certamente a sua fazenda será otimizada.

Como organizar uma propriedade rural usando tecnologia

Vamos citar algumas tecnologias que podem auxiliar os produtores na gestão e organização da propriedade rural.

Muitos destes softwares e ferramentas são gratuitos, porém podem não apresentar tudo o que os gestores desejam. Outros são pagos e podem ser personalizados para melhor atender cada necessidade.

Conheça essas opções a seguir:

AgriConnected

AgriConnected é um aplicativo para monitoramento de frota agrícola que resolve os desafios logísticos do campo. Ele ajuda a coordenar a utilização do maquinário e demais implementos na sua propriedade.

Os agricultores conseguem visualizar a localização de cada equipamento em tempo real, bem como o seu histórico de movimentação. Um relatório diário mostra qual foi o trajeto do veículo e a quilometragem percorrida.

Assim, o AgriConnected oferece aos fazendeiros um controle mais preciso sobre a atividade das máquinas e dos operadores. 

Como organizar uma propriedade rural

(Fonte: AgriConnected)

É possível calcular, por exemplo, quantas horas de trabalho foram necessárias para a realização de uma aplicação específica na lavoura. Ou por quanto tempo um trator ficou ocioso durante o dia.

Também dá para analisar se os operadores trafegaram dentro da velocidade adequada. Eles mesmos podem conferir, no velocímetro do aplicativo, se não estão passando dos limites estabelecidos.

Entre as principais vantagens dessa tecnologia está o aumento de eficiência na organização da frota, pois os produtores saberão quais veículos estão disponíveis para a operação planejada sem saírem do escritório. 

Além disso, será possível reduzir custos com combustível e manutenção, definindo os melhores itinerários para cada máquina e garantindo o aproveitamento consciente do seu patrimônio.

QGIS

O QGIS é um software livre e gratuito que permite a visualização, edição e análise de dados georreferenciados.

Com o QGIS, os produtores e gestores conseguem criar mapas com várias camadas de informações dos seus talhões e confeccionar relatórios personalizados que, certamente, auxiliarão no melhor entendimento de suas lavouras

Com o auxílio dessa ferramenta digital é possível levantar dados de todas as áreas, sendo uma possibilidade de como organizar uma propriedade rural. 

No QGIS é possível desenhar os talhões, bem como quantificar tamanho e gastos operacionais com insumos em cada pedaço da lavoura.

Como organizar uma propriedade rural

(Fonte: Canal no Youtube do LAP)

O armazenamento dos mapas ao longo dos anos é um importante aliado dos gestores no entendimento de áreas mais produtivas dentro da fazenda. 

Analisando estas informações presentes nos mapas, o processo de tomada de decisão e otimização dos processos se torna menos complexo.

Aegro

Se a ideia é levar organização para todos os cantos da propriedade rural, vale a pena apostar em um software de gestão agrícola completo como o Aegro.

Ele une as áreas operacional e financeira da fazenda em uma plataforma fácil de usar, centralizando informações que costumam ficar espalhadas em diferentes sistemas ou planilhas de Excel.

Com essa ferramenta, o agricultor planeja e acompanha cada etapa da safra: desde a semeadura até a comercialização. Dados sobre as atividades do campo, estoque e contas a pagar podem ser visualizados pelo computador ou celular.

Além disso, todos os funcionários conseguem acessar o aplicativo simultaneamente para registrar suas tarefas – trabalhando de forma mais integrada. É possível criar diferentes perfis para o proprietário, o agrônomo, o consultor financeiro e os operadores.

No final do ciclo produtivo, o Aegro oferece uma análise detalhada sobre os custos de produção e a rentabilidade de cada talhão. Desta maneira, o produtor pode entender o que deu certo ou errado no plantio e otimizar os processos da sua lavoura.

Confira as principais funcionalidades do aplicativo:

  • Gestão de patrimônio e de máquinas;
  • Operações agrícolas;
  • Gestão financeira e comercialização;
  • Monitoramento integrado de pragas;
  • Cotação de seguros agrícolas; 
  • Integração com o Climatempo, para verificar as previsões em tempo real;
  • Livro Caixa Digital do Produtor Rural (LCDPR). 

É possível realizar um teste gratuito do sistema de gestão agrícola Aegro. Algumas opções grátis para começar agora:

Novo perfil de administrador rural

Com o avanço da tecnologia, muitas fazendas estão empregando um administrador rural.

Essa pessoa, que antes era responsável pelo planejamento e gerenciamento das lavouras, se transformou em um profissional mais versátil.

O perfil atual do administrador rural é mais estratégico, deixando de centralizar a maior parte das informações, aumentando a transparência e agilidade nos processos, além de diminuir a margem dos erros.

É fundamental que esse profissional do campo busque e implemente ferramentas que auxiliem na otimização dos processos.

O conceito de medir tudo que acontece na fazenda pode parecer muito complexo, mas na prática, o simples fato dos funcionários terem consciência de que estão sendo medidos os fazem trabalhar de forma melhor.

Quando os gestores afirmam que estão computando tudo o que é feito na fazenda, as pessoas acabam sendo mais eficazes em suas atividades.

O administrador rural deve ser capaz de anotar e armazenar o máximo de informações, basicamente o que todos  sabem que é importante, mas poucos fazem corretamente.

Com a organização e gestão da fazenda em dia, os resultados positivos são iminentes, uma vez que com as medições estamos analisando tudo que ocorre na propriedade.

No final de todo mês, o ideal é comparar os resultados atuais com o mês anterior e se tiver gastado mais, um certo desconforto será gerado e, se isso ocorrer no mês seguinte, ficará ainda pior. 

Consequentemente, a atitude imediata é a busca por soluções para reduzir custos e melhorar os processos operacionais.

Com o levantamento dos dados é possível ter visões mensais, semestrais e anuais dos fluxos, sejam eles financeiros, gerenciais ou operacionais.

No início, as análises com números negativos acabam criando um senso de querer melhorar e, convenhamos, por mais difícil que seja é melhor saber que os negócios estão indo mal e corrigir, antes que seja tarde demais.

Conclusão

Os empreendedores de qualquer área, inclusive a agrícola, devem ficar atentos às mudanças que ocorrem nos processos gerenciais das propriedades rurais.

Saber escolher qual o melhor pacote tecnológico para sua fazenda é essencial.

Vimos neste texto que com o auxílio da tecnologia, a agilidade e registro das atividades na propriedade ficam otimizadas e de fácil acesso a todos os envolvidos. 

Assim, com as tecnologias cada vez mais presentes no agronegócio e o surgimento de novos produtos e softwares, cabe ao produtor e administrador escolher qual se encaixa melhor no seu modelo para ter melhores resultados!

Você possui algum software ou programa computacional para gestão da fazenda? Conhece outros benefícios que a tecnologia pode agregar em como organizar uma propriedade rural? Adoraria ver seu comentário abaixo.