Consultoria agro: Como a empresa de Mato Grosso do Sul usa a tecnologia a seu favor, conseguindo agilizar o trabalho, basear a gestão financeira em dados e se destacar no mercado.

Com tanta gente no mercado de consultoria agro pode não ser fácil se destacar.

Pior ainda, com tantas informações que temos hoje do campo, além dos inúmeros impostos, manter a organização de cada cliente é um grande desafio.

A consultoria Agromarques encontrou na tecnologia o auxílio para superar essas questões.

Com um software agrícola, a Agromarques conseguiu a agilidade do trabalho e continua impulsionando seus negócios de modo mais organizado e seguro. Confira essa história!

Consultoria Agro de Mato Grosso do Sul: Agromarques

Foi em 2016, em Caarapó-MS, que Ronaldo Araújo Marques fundou a Agromarques, com serviços de consultoria agronômica e agricultura de precisão.

Sua preocupação sempre foi ter um trabalho sistematizado. Em 2017, encontrou o software agrícola Aegro e, desde então, a Agromarques cresceu em 5 vezes o negócio:

“Desde 2017 não fazemos nenhum trabalho de procurar clientes. Crescemos 5x, agora os clientes que vem atrás da gente.”

O segredo para isso? Ronaldo conta que todos da Agromarques sempre se esforçam para fazer um ótimo trabalho.

Eles possuem a política de sempre fazer algo a mais que o combinado, além de algo a mais do que o mercado oferece e, assim, agregar valor.

Dentro desta estratégia, foram incluídos treinamento para a parte técnica e, claro, o software agrícola Aegro.

Hoje, a Agromarques atende 60 mil hectares com 20 colaboradores.

consultoria agro

Treinamento em certificação de plantadoras da equipe Agromarques; ação conjunta com o cliente buscando melhorar a qualidade de plantio

(Fonte: Arquivo pessoal de Ronaldo Marques)

Agregar valor na consultoria agro sempre é uma boa estratégia

Podemos tirar uma boa lição da estratégia da Agromarques com a busca em agregar valor. Lembre-se, se todos estão oferecendo a mesma coisa, esses fatores do produto ou serviço se tornam o mínimo básico ou a norma esperada no mercado.

Se você deseja se destacar, precisa “acrescentar” o que estiver fazendo para que seu cliente perceba você e sua oferta como superiores às de seus concorrentes.

Você pode agregar valor ao seu serviço melhorando a forma de apresentação de resultados, por exemplo, ou mesmo simplificando isso.

Nesse sentido, um software agrícola afeta diretamente na sua apresentação de resultados, e pode simplificar e facilitar o entendimento dos mesmos pelo seu cliente. Sobre isso, Ronaldo comenta:

“Ao longo desse período que estamos juntos, quase 2 anos com o Aegro, a evolução que tivemos foi muita. Conseguimos auxiliar nossos clientes a ajudar o negócio deles a sair do que conhecemos como consultoria. Nos diferenciamos no mercado.”

consultoria agro

No software agrícola Aegro você tem diversos tipos de relatórios: resultados essenciais ao negócio rural apresentados de forma simples de interpretar

Qualidade assegurada por padronização de serviços e sistematização das informações

Para criar valor também é preciso oferecer melhor qualidade do que seus concorrentes, com preços coerentes aos do mercado.

E, lembre-se, qualidade é o que o cliente diz que é. O gerenciamento da qualidade total pode ser melhor definido como: “Descobrindo o que seu cliente deseja e entregando a ele mais rapidamente que seus concorrentes”.

Qualidade refere-se, em primeiro lugar, à utilidade. É a necessidade específica do cliente, ou o benefício que ele procura, que define a qualidade em sua mente.

Com dois ou três consultores e alguns clientes, como era no início da Agromarques, fica fácil criar qualidade para os serviços da consultoria.

Mas, com o crescimento do negócio, como conseguir assegurar essa qualidade?

A solução achada por Ronaldo foi a padronização. Eles possuem alguns processos-chave padronizados por protocolos e métodos. Com isso, eles garantem um padrão de trabalho. E a tecnologia também ajudou nisso:
“Com o Aegro, conseguimos padronizar algumas atividades: planejamento de safra, sempre registrar o que foi realizado e outros. As ferramentas que o sistema nos traz nos ajuda muito para garantir a qualidade aos nossos clientes.”

consultoria agro

Ronaldo com seus clientes usando, em campo, o aplicativo Aegro. Dessa forma, ele obtém todas as informações sistematizadas e na palma na mão, não importa onde estiver. Segundo eles: “O uso do Aegro é indispensável para a consultoria hoje”

(Fonte: Arquivo pessoal de Ronaldo Marques)

O monitoramento de pragas é outra parte do Aegro que possibilita a padronização. Ronaldo afirma que o funcionamento da ferramenta, como você vê abaixo, facilita ter um padrão de trabalho no manejo de pragas.

monitoramento de pragas

Monitoramento de pragas no Aegro: Informações sistematizadas e georreferenciadas, fáceis de analisar

Gestão financeira baseada em dados: Tomada de decisão certeira para você e seu cliente

Gestão financeira bem feita é fundamental para entender onde estão os custos, quais são os gargalos das despesas da fazenda e conseguir ter um lucro consistente.

Para isso, você pode ter seus dados guardados em planilhas de Excel ou em sistemas de gestão agrícola.

As planilhas podem ser um bom jeito de começar esse controle, mas, após certo tempo, você verá que tantas informações e análises não podem ser feitas facilmente deste modo.

Aliás, algumas análises ficam quase impossíveis de serem visualizadas, ao menos que você despenda horas a fio trabalhando nisso.

Com o software agrícola Aegro, Ronaldo consegue ver em qual talhão o custo está mais elevado, qual obteve menor receita e outras análises importantes em apenas alguns cliques.

Com todas as informações interligadas, essa parte de finanças fica ainda mais simples e rápida de ser feita:

“Quando faço o lançamento de uma aplicação realizada, isso dá baixa automática no estoque da propriedade e já alimenta o custo daquele talhão para aquele produto. Manualmente, tem margem de erro e retrabalho.”

rentabilidade com Aegro

Relatório de rentabilidade dentro do Aegro

Consultoria agro e experiência do cliente

Sem confiança, é improvável que os clientes divulguem os serviços de sua consultoria agro para outros produtores. E, convenhamos, o boca a boca continua sendo a melhor propaganda..

Melhorar o atendimento a seu cliente faz com que isso ocorra. As pessoas são predominantemente emocionais.

Ou seja, todos nós somos impactados pela simpatia, prestatividade e proatividade dos representantes dos serviços. 

Muitas empresas, não só no agro, estão usando o atendimento ao cliente como fonte primária de vantagem competitiva em um mercado em rápida mudança.

Essa é outra estratégia importante que a Agromarques possui:

“O que percebemos é que quando você mostra que está preocupado com o cliente, querendo realmente ajudá-lo, e usa ferramentas para a tomada de decisão, o negócio fica muito mais profissional. Isso ajuda a criar na mente do cliente uma imagem positiva.”

consultoria agro

Reunião anual de fechamento de safra da Agromarques com os clientes. Nesta reunião também são passadas informações de como utilizar o sistema da melhor maneira para as análises mais importantes dos negócios rurais de cada cliente

Conclusão

Consultoria agro não é um mercado fácil. Muitas empresas estão no ramo e se diferenciar e agregar valor é uma necessidade real.

Por meio da tecnologia, através do software agrícola Aegro, é possível ter essa diferenciação e ainda mais agilidade nos serviços.

Com isso, a Agromarques conseguiu melhorar a experiência de seus clientes, criar formas de padronização para assegurar qualidade e, desse modo, crescer o negócio!

Cresça o seu negócio também conhecendo o programa de consultores Aegro aqui!

>> Leia mais:

7 ferramentas gratuitas que todo consultor agrícola deve conhecer

Consultor gera economia de R$ 20 mil em operações de máquinas usando software rural

E você, já usa um software agrícola em sua consultoria agro? Que serviços de diferenciação você oferece aos seus clientes? Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo!