Preparo do solo para plantio de milho: entenda qual é o sistema mais adequado para sua propriedade.
O milho é uma cultura de grande importância no agronegócio brasileiro. Só na temporada 2019/20, mais de 106 milhões de toneladas devem ser produzidas em primeira, segunda e terceira safras.
Para alcançar o melhor potencial da lavoura, vários fatores devem ser considerados. Um dos primeiros é o preparo do solo.
Quais são as condições ideais para o cultivo do milho? Qual é o sistema de preparo do solo mais adequado?
Confira como realizar o melhor preparo do solo para plantio de milho a seguir!
Índice do Conteúdo
Preparo do solo para plantio de milho
O preparo do solo abrange um conjunto de operações que visam proporcionar condições favoráveis à semeadura e desenvolvimento adequado da cultura durante seu ciclo.
Alcançar altas produtividades também depende do uso sustentável desse solo, do meio ambiente e dos recursos hídricos.
Para que você decida qual sistema de preparo do solo é mais adequado para sua propriedade, antes precisa conhecer mais a fundo os sistemas de manejo do solo. Vou explicar melhor:
Sistemas de manejo do solo
Sistemas de manejo incluem o preparo do solo (preparo convencional, preparo mínimo/reduzido e preparo conservacionista), culturas de rotação e/ou sucessão e o controle de plantas daninhas.
O preparo convencional é qualquer sistema que deixa menos de 15% da superfície do solo coberta com resíduos após o plantio.
O preparo reduzido deixa de 15% a 30% de cobertura. Já o preparo conservacionista, como o plantio direto, deve apresentar mais de 30% de cobertura.

Definições de cultivo
(Fonte: adaptado de Corn Agronomy)
O preparo adequado do solo também precisa considerar a época do cultivo – se primeira, segunda ou terceira safras.
O milho safra é plantado entre outubro e dezembro. Já o milho safrinha pode ser cultivado entre janeiro e abril. Há ainda uma terceira safra incipiente de milho sendo plantada principalmente no nordeste, de abril a junho.
Diferentes épocas refletem condições climáticas diferentes, que interferem no ciclo da cultura e também nas condições de umidade do solo para o preparo.
Para que você faça um bom planejamento do preparo do solo para plantio de milho é preciso entender algumas características e propriedades do solo.
Principais características dos solos do Brasil
O solo é o resultado dos fatores de formação: material de origem, relevo, organismos, clima e tempo.
Portanto, cada solo possui sua “identidade”, proporcionada pela interação entre estes fatores. No Brasil, ocorre a predominância de solos ácidos e muito intemperizados.
Assim, as práticas de correção do solo são necessárias na maior parte dos casos, pois o milho possui baixa tolerância à acidez. A condição de pH ideal é em torno de 6,0.
A análise de solo deve ser realizada para que o produtor determine a necessidade de correção e/ou adubação do solo visando a produtividade esperada.

(Fonte: Revista Globo Rural)
Saiba quanto você vai colher! Baixe aqui uma planilha gratuita para estimar sua produtividade de milho!
Características e propriedades do solo
A textura e a estrutura do solo são essenciais para o entendimento da resistência do solo aos impactos do sistema de preparo adotado.
- Textura – uma análise física do solo (granulometria) fornecerá dados sobre as proporções entre os diferentes tamanhos de partículas primárias (areia, silte e argila).
Os resultados dessa análise de solo podem auxiliar na tomada de decisão sobre o preparo do solo para plantio do milho. Há uma tendência de solos mais arenosos serem mais propensos à erosão em comparação aos solos argilosos.
- Estrutura – é o arranjo das partículas primárias do solo formando agregados. Estes agregados definem o sistema poroso do solo. A estrutura do solo pode ser analisada no campo de forma visual (morfologia) e por análise de solo com amostras indeformadas.
A agregação em solos tropicais é resultante dos constituintes mineralógicos, como os óxidos de ferro e alumínio e a caulinita, matéria orgânica e organismos.
Devido ao maior efeito cimentante dos óxidos, solos com altas proporções desses minerais geralmente são mais resistentes e possuem elevada resiliência física à compactação do solo.
Solos mais resistentes aos processos erosivos, como alguns solos argilosos com altas proporções de óxidos de ferro e alumínio, podem ser recomendados para cultivo do milho em sistema convencional.
Já para solos menos resistentes, como os arenosos, recomenda-se sistemas mais conservacionistas, como o plantio direto.
Compactação do solo
A compactação é um dos efeitos do manejo que afeta diretamente a estrutura do solo. Como consequência, há aumentos da densidade, redução da porosidade e da capacidade de infiltração da água no solo, levando ao aumento da erosão.

Importância dos óxidos de Fe e Al e da matéria orgânica na formação da estrutura do solo
(Fonte: arquivo pessoal da autora)
As condições de umidade do solo para o preparo do milho conforme a época do ano também merece destaque por interferir na consistência do solo.
A consistência é importante para se definir o bom preparo, que deve ser realizado quando o solo apresenta conteúdo de água equivalente à consistência friável.
Estudos mostram perdas na produtividade do milho 2ª safra em função do estado de compactação do solo, em conteúdo de água equivalente à capacidade de campo com resistência do solo à penetração – RP, equivalente a 2,6 MPa.
Outro estudo mostrou que, em sistema convencional, valores de RP variando entre 0,9 e 2,0 MPa não restringiram a produtividade de grãos de milho.
Preparo convencional x plantio direto na cultura do milho
Diferentes preparos do solo para plantio de milho têm vantagens e desvantagens.
No preparo convencional, pode ocorrer um maior controle de plantas daninhas. Entretanto, há redução dos níveis de matéria orgânica e maior risco de erosão, principalmente em solos arenosos.
No plantio direto, existe uma alta dependência de herbicidas no controle de plantas daninhas. Não há incorporação de corretivos, sendo um sistema pouco recomendado para solos de baixa drenagem.
Quando bem manejado com práticas de rotação, o sistema de plantio direto pode trazer benefícios principalmente durante o cultivo do milho safrinha. Isso porque este sistema pode auxiliar no aumento do conteúdo de água disponível para a cultura e reduzir as perdas por evaporação.
Conclusão
Nesse texto você conferiu as recomendações sobre o preparo do solo para plantio de milho.
Você viu como as características e propriedades dos solos podem interferir nos sistemas de preparo.
É importante conhecer a textura e estrutura do solo na tomada de decisão de práticas adequadas de manejo.
Espero que este texto tenha ajudado você a pensar um pouco sobre o como está o manejo do seu solo e acertar no preparo para seu próximo plantio!
>> Leia mais:
“O que esperar do milho safrinha em 2021?”
“Tipos de grãos de milho: tudo o que você precisa saber para fazer a escolha certeira”
Qual é sua maior dificuldade no preparo do solo para plantio de milho? Você está usando as técnicas adequadas? Adoraria ler seu comentário!
BOA TARDE
TENHO UMA PROPRIEDADE RURAL E PRETENDO PLANTAR 10 ALQUEIRES OU SEJA 48 Ha , DE MILHO, COMO AQUI NO MARANHÃO COMEÇA CHOVER EM DEZEMBRO ATÉ MAIO,
ASSIM, GOSTARIA DE SABER:
– QUANTAS SACAS OU QUANTOS QUILOS POR hA?
– QUAL A PRODUÇÃO DE SACA POR Ha?
-TENHO QUE FAZER ANÁLISE DO SOLO?
-TENHO QUE FAZER A CORREÇÃO DE SOLO?
– QUAL O CICLO DO MILHO?
-POSSO CONJUGAR MILHO E DEPOIS PLANTAR CAPIM?
Olá, José
Sou da comunicação da Aegro.
Temos vários artigos aqui no blog que respondem essas perguntas de maneira geral, veja aqui: https://blog.aegro.com.br/tag/milho/
Mas cada plantio tem suas peculiaridades, por isso recomendamos que procure por um(a) agrônomo(a) que possa te auxiliar na análise do solo e em outras recomendações.
Desejamos sucesso em seus negócios e continue nos acompanhando,
Abraço!
tenho um amigo que tem uma propriedade ele quer fazer um plantio de milho para alimenta o gado gostaria de ajudalo como devo fazer para começa o plantio.
Olá, Betania
Sou da comunicação da Aegro.
Nós temos alguns artigos sobre milho para silagem, confira aqui
Espero que possa ajudá-lo. Obrigada por nos acompanhar!
Abraço!
Bom dia !
O ano passado (2020) plantei 3 alqueires de milho para silagem.
Este ano 3 em outra área para produção de grãos.
Sou apaixonada por pecuária, até ter conhecido a lavoura mais de perto…. agora dupla paixão!