• Início
  • Categorias
  • Materiais Gratuitos
    • Agricultura de Precisão
      • #WEBINAR
    • Gestão Agrícola
      • #E-BOOK
      • #FERRAMENTA
      • #PLANILHA
      • #WEBINAR
    • Manejo de Doenças
      • #WEBINAR
    • Manejo de Plantas Daninhas
      • #E-BOOK
    • Manejo Integrado de Pragas
      • #E-BOOK
      • #PLANILHA
      • #WEBINAR
    • Mercado Agrícola
      • #WEBINAR
    • Planejamento Agrícola
      • #CHECKLIST
      • #E-BOOK
      • #PLANILHA
  • Conheça o Aegro
  • Portal de Consultores
LAVOURA10 logo

Blog da Aegro sobre gestão no campo e tecnologias agrícolas

aegro
whatsapp
facebook
instagram
youtube
linkedin
  • Início
  • Categorias
  • Materiais Gratuitos
    • Agricultura de Precisão
      • #WEBINAR
    • Gestão Agrícola
      • #E-BOOK
      • #FERRAMENTA
      • #PLANILHA
      • #WEBINAR
    • Manejo de Doenças
      • #WEBINAR
    • Manejo de Plantas Daninhas
      • #E-BOOK
    • Manejo Integrado de Pragas
      • #E-BOOK
      • #PLANILHA
      • #WEBINAR
    • Mercado Agrícola
      • #WEBINAR
    • Planejamento Agrícola
      • #CHECKLIST
      • #E-BOOK
      • #PLANILHA
  • Conheça o Aegro
  • Portal de Consultores
calagem-e-gessagem-como-fazer

Como fazer calagem e gessagem nas culturas de soja, milho e pastagem

Maiara FranzoniMaiara Franzoni9 de maio de 2018
Gestão Agrícola14 Comentários

Veja agora como fazer calagem e gessagem nas culturas de milho, soja e pastagem. Confira ainda 6 dicas indispensáveis para ter sucesso nestas práticas agrícolas.

Quem diria que teríamos tanto sucesso fazendo agricultura no Cerrado brasileiro, não é mesmo?!

Mas nós não desistimos, fomos em frente e hoje batemos recordes de produtividade naquela região.

Um dos principais motivos para isso foi o manejo do solo, como calagem e gessagem.

Mas às vezes ainda temos dúvidas de como realizar essas práticas.

Qual a melhor época de aplicação de calcário e gesso? Aplico a dose total ou não? Há diferenças no cálculo a depender da cultura?

Demonstrando a importância da calagem e gessagem, estudos mostraram que gesso e calcário aumentam a produtividade e amenizam o efeito do déficit hídrico em milho e soja.

Além disso, foram constatados aumentos de até 50% na produtividade de soja, milho e feijão.

Mas para isso, você deve saber como realizar essas práticas da forma correta.

Veja como aqui e agora:

banner da planilha de calagem com uma tela de computador e texto explicativo

Índice do Conteúdo

  • 1 Calagem e gessagem no solo nas grandes culturas agrícolas
    • 1.1 Calagem
    • 1.2 Gessagem
  • 2 Calagem e gessagem na cultura da soja
    • 2.1 Sistema soja-milho
  • 3 Calagem e gessagem na cultura do milho
  • 4 Calagem e gessagem em pastagem
  • 5 6 Dicas indispensáveis para calagem e gessagem no solo de sucesso
  • 6 Conclusão

Calagem e gessagem no solo nas grandes culturas agrícolas

Calagem

A calagem é básica para se iniciar um cultivo bem feito!

Especialmente no Brasil, onde os solos são ácidos e o calcário pode aumentar o pH dos mesmos.

Além disso, o calcário neutraliza o alumínio tóxico e ainda fornece nutrientes como cálcio e magnésio para as plantas.

benefícios-calagem

(Fonte: International Plant Nutrition Institute – IPNI)

O cálculo mais utilizado para a calagem no Brasil é pelo método de saturação de bases:

NC = [CTC x (V2 – V1) x (100/PRNT)] / 100


Onde:
NC =
Necessidade de Calcário, em t/ha;

CTC = CTCpH7 (capacidade de troca de cátions) em cmolc/dm3;
V2 = Porcentagem de saturação por bases desejada;
V1 = Porcentagem de saturação por bases atual do solo (encontrada na análise do solo);
PRNT = Poder Relativo de Neutralização Total (encontrado na embalagem do calcário).

Você pode ver em detalhes como fazer esses cálculos no artigo: “Tudo o que você precisa saber sobre cálculo de calagem (+calcário líquido)”.

A fórmula do cálculo de calagem não muda em função da cultura.

O que pode mudar é a recomendação de aumento de V% (saturação por bases), sendo em geral:

  • 50% para cereais e tubérculos;
  • 60% para leguminosas e cana-de-açúcar e utilizado no Cerrado;
  • 70% para hortaliças, café e frutas.

No entanto, é muito comum encontrarmos valores de V% por volta de 70% para as grandes culturas agrícolas, sendo esse um quesito mais pessoal.

Gessagem

A gessagem é indicada para casos específicos de quando o solo uma ou mais das características abaixo:

  • Cálcio menor que 0,5 cmolc/dm3;
  • Alumínio maior que 0,5 cmolc/dm3;
  • Saturação por alumínio maior que 20%;
  • Saturação por bases  (SB) menor que 35%.

A recomendação da gessagem é em função do tipo de cultura (anual ou perene) e da textura do solo conforme figura a seguir:

gessagem

(Fonte: Souza et al., 1996 em Agrícola Canaã)

Para em saber em detalhes como fazer a gessagem veja o artigo: “Gessagem: Tudo o que você precisa saber sobre esta prática agrícola”.

Desse modo, a gessagem aumenta os teores de cálcio, redistribui o magnésio para as camadas mais profundas do solo (10-20 cm e 20-40 cm), e diminui os teores de alumínio na camada de 20-40 cm.

Mas fique atento, ao contrário da calagem, a gessagem não aumenta o pH do solo.

Por isso, a gessagem não corrige o solo, e sim o condiciona.

Confira agora a calagem e gessagem em específico para soja:

Calagem e gessagem na cultura da soja

A calagem deve ser feita com intervalo de 3 meses antes da semeadura da soja, possibilitando assim a reação do calcário com o solo.

Além disso, o calcário é pouco móvel no solo e por isso deve ser incorporado, com arado e gradagem, ao solo em profundidade mínima de 20 cm.

Se após o cálculo da dose, a necessidade de calagem indicar doses maiores que 5 t/ha, aplique apenas a metade da dose e passe o arado .

Em seguida, aplique restante da dose, passe o arado novamente e faça a gradagem.

No entanto, em sistema de plantio direto recomendo que você faça a correção do solo bem feita antes de começar essa prática.

É claro que depois de algum tempo os processos do solo levarão a volta de acidez, sendo necessária a prática de calagem novamente.

Por isso, após amostragem adequada do solo, aplique calcário mais fino em superfície pelo menos 6 meses antes da semeadura da soja.

Nesse caso, a Embrapa também sugere aplicar apenas 1/3 da dose verificada para alcançar a soma de bases (SB) ideal.

Sistema soja-milho

Para o  sistema soja – milho recomenda-se tanto a calagem quanto a gessagem para a cultura de verão (soja), já que haverá ação residual para o milho 2ª safra.

Caso o solo precise de enxofre, é usual a utilização de aplicação de 500 kg por hectare de gesso agrícola, sendo o suficiente para atender a demanda da soja e milho.

benefícios-gessagem

(Fonte: Embrapa em Agrícola Canaã)



Calagem e gessagem na cultura do milho

O milho tem baixa tolerância a solos ácidos, sendo o ideal para essa cultura o pH em torno de 6.

Estudos mostraram que com gesso 48% das raízes se distribuem abaixo de 30cm de profundidade, enquanto que esse valor sem gesso é de apenas 10%.

O pH do solo também afeta a atividade da atrazina, um dos principais herbicidas dessa cultura.

Ao fazer a calagem e aumentar o pH do solo, também aumentamos a eficiência deste produto.

milho-calagem e gessagem

Resposta do milho à calagem

(Fonte: International Plant Nutrition Institute – IPNI)


Ressalto a idéia de realizar a correção e gessagem do solo anterior a cultura da soja para obter efeitos residuais dessas práticas também no milho safrinha.

Assim, o que indiquei na cultura da soja, mesmo no sistema de plantio direto, vale também para o milho.

Veja também: “ Como produzir 211 Sacas de Milho por hectare com Gestão Agrícola”.

Vamos agora ver essas práticas na pastagem:

Calagem e gessagem em pastagem

Na calagem para pastagens é interessante elevar o V% para 60 para leguminosas, enquanto que para capins você pode elevar apenas para 40.

Se você vai reformar o pasto ou implantar um, vale as mesmas recomendações das culturas: aplicar o calcário e fazer incorporação.

Mas se for na manutenção do pasto, aplique apenas em superfície (tanto o calcário, quanto o gesso) como fazemos em plantio direto.

Além disso, aplique os produtos em época chuvosa, pelo menos 3 meses antes da adubação e não aplique mais de 3 t/ha por vez.

Assim, a própria chuva faz a incorporação do calcário e gesso no solo.

Já foi demonstrado que 100 mm de chuva acumulados são suficientes para essa incorporação.

Para melhorar a incorporação do calcário no solo podemos aplicar gesso 60 dias após a calagem.

O gesso é bem mais móvel que o calcário no solo, e pode levar as partículas a camadas mais profundas.

Por isso essa prática pode ser considerada como um “arado químico”.

É usual a utilização de 25% do gesso. Por exemplo, se a dose de calcário foi 2t/ha, aplique 500 Kg/ha de gesso 60 dias após a calagem.

>> Cuidados que você deve ter para evitar deficiência de potássio na Soja

calagem e gessagem no solo

(Fonte: Contatto Consultoria)

6 Dicas indispensáveis para calagem e gessagem no solo de sucesso

1.Calagem, gessagem e adubação adequadas dependem de monitoramento periódico do solo por análises de solo;

2. Mantenha as análises de solo, operações agrícolas e mapas de produtividade guardados em locais seguros e de fácil acesso (veja como conseguir isso neste artigo) para correta realização de calagem e gessagem nas próximas safras;

3. Para determinar o parcelamento das doses em um ou mais anos, se atente ao ou valor do produto, do transporte e da distribuição, além de saber seu custo de produção ao certo (veja como aqui);

4. Se for necessária a adubação fosfatada corretiva faça a gessagem também nesse momento;

5. Não faça a calagem com solo úmido pois desse modo há aderência do calcário aos torrões úmidos de solo;

6. Estudos indicam que, em solos sob plantio direto consolidado, o acúmulo de matéria orgânica na superfície pode reduzir o efeito da presença de Al tóxico no solo, sugerindo a calagem superficial, em intervalos menores e com pequenas doses (1,0 a 2,5 t/ha).

Veja também: “O que você precisa saber sobre regulagem e manutenção de implementos agrícolas”.

Conclusão

A calagem e gessagem não precisam ser práticas confusas ou deixadas de lado.

Com uma boa gestão da propriedade é possível fazer essas práticas para as culturas agrícolas expressarem todo o seu potencial produtivo, conseguindo rentabilidades ainda maiores.

Aqui você viu como funciona a calagem e gessagem para grandes culturas agrícolas, especialmente e em detalhes para soja milho e pastagem.

Agora que você sabe tudo isso, faça seu planejamento de atividades e comece a preparação para suas próximas safras!

Leia mais:

>> Qual melhor momento para fazer a análise de solo

E você, como faz a calagem e gessagem na sua propriedade? Utiliza outro método que não citei aqui? Tem mais dicas sobre essas práticas? Deixe seu comentário abaixo!

manejo do solomilhosoja

Artigo anteriorComo fazer o controle Spodoptera frugiperda na sua lavoura de milho
Próximo artigo5 tecnologias para controlar a “Helicoverpa armigera” eficientemente
Maiara Franzoni
Maiara Franzoni

Sou Engenheira Agrônoma formada na ESALQ-USP, além de Mestre em Fitotecnia-Plantas Daninhas na ESALQ e especialista em Agronegócios (Pecege/ESALQ-USP).

Artigos relacionados

  • grãos ardidos

    Estratégias para o manejo de grãos ardidos de milho e soja

    Maurício Albertoni Scariot15 de abril de 2021
  • rotação de culturas com girassol

    Por que investir na rotação de culturas com girassol pode ser uma opção vantajosa para sua fazenda

    Denise Prevedel13 de abril de 2021
  • tombamento da soja

    Tudo sobre tombamento da soja e como fazer o melhor manejo

    Gressa Chinelato12 de abril de 2021
  • fenologia do milho

    O que você precisa saber sobre fenologia do milho

    Carina Oliveira5 de abril de 2021
  • overfert fertilização em excesso

    Fertilização em excesso? Entenda os riscos da overfert e saiba como evitar que ela ocorra

    Tatiza Barcellos1 de abril de 2021
  • degradação do solo

    Entenda as causas da degradação do solo e como evitar sua ocorrência

    Denise Prevedel16 de março de 2021

14 Respostas

  1. Avatar
    9 de maio de 2018 José Alberto de Oliveira Gomes Responder

    Excelente material
    Parabéns

    • Maiara Franzoni
      10 de maio de 2018 Maiara Franzoni Responder

      Obrigada José Alberto! Continue nos acompanhando para mais artigos assim! Abraço!

      • Avatar
        12 de janeiro de 2019 Alfredo Responder

        Boa tarde. Muito útil essa matéria. Obrigado.

        • Maiara Franzoni
          14 de janeiro de 2019 Maiara Franzoni Responder

          Obrigada Alfredo! Continue nos acompanhando para ver mais conteúdos assim! Abraço!

  2. Avatar
    3 de julho de 2018 Reinaldo Responder

    Foi de grande valia suas explicações e estudos, além de bastante compreensão do assunto passado… muito obrigado

    • Maiara Franzoni
      6 de julho de 2018 Maiara Franzoni Responder

      Obrigada Reinaldo! Continue conosco para ver mais artigos assim!

  3. Avatar
    4 de julho de 2018 Rafael Ferreira Responder

    Bom dia, no seu artigo fala sobre a incorporação ao minimo de 20cm, aplicação sem solo molhado, e período de 3 meses antes da semeadura, tenho um solo com SILTE e não consigo incorporar mais de 15 cm com solo seco, e se trabalhar o solo antes do plantio tenho muita dificuldade com a semeadura devido o peso dos equipamentos, neste caso eu faço a aplicação sempre de 3 a 4 meses antes da semeadura, 1 mês antes do plantio faço milheto a lanço para cobertura e matéria orgânica e incorporo então com grade niveladora, mas isso com no maximo 15 cm.

    • Maiara Franzoni
      6 de julho de 2018 Maiara Franzoni Responder

      Oi Rafael! Para você conseguir uma incorporação em maior profundidade recomendo que aplique juntamente gesso juntamente ao seu calcário, na dose de 25% da dose total da calagem. O gesso é mais solúvel e consegue atingir profundidades maiores, arrastando o calcário junto à ele. Isso é o que chamamos de “pá química”. Acredito que para você verificar a necessidade de calagem após o cultivo do milheto é necessário a análise química do seu solo. Dessa forma, você terá certeza que o solo está ou não corrigido. Obrigada por acompanhar o nosso blog e continue conosco para ver mais conteúdos assim!

  4. Avatar
    13 de outubro de 2018 ALOISIO Responder

    Bom dia! Resolvi plantar feijão (safra) e milho (safrinha), mas estou muito atrasado. Estou terminando de arar o terreno ainda. Como não recebi o resultado das análises do solo, não apliquei calcário nem o gesso. minha dúvida: Estou pensando aplicar a quantidade de calcário e o gesso recomendado, juntos, assim que receber os resultados, mesmo sabendo que já deveria tê-los aplicados no mínimo 3 meses atras, mas se não ajudar na safra, poderá ajudar na safrinha. Este pensamento está correto ou tem alguma contra indicação. Estou em dúvida, também, se este ano planto apenas milho, na safra e safrinha ou se é melhor o feijão e milho. Obrigado! (produtor principiante)

    • Maiara Franzoni
      15 de outubro de 2018 Maiara Franzoni Responder

      Oi Aloisio! É sempre melhor corrigir o solo, mesmo que tardiamente, do que não corrigi-lo, especialmente neste caso em que a correção irá favorecer a safrinha. Além disso, a aplicação de gesso ajuda na incorporação do calcário quando estes são aplicados juntos, o que também vai ajudar na correção do solo. Na próxima safra tente antecipar um pouco seu planejamento agrícola para que isso não ocorra. Espero que tenhamos lhe ajudado! Continue nos acompanhando para ver mais conteúdos assim. Abraço!

  5. Avatar
    20 de dezembro de 2018 Paulo C. M. Campos Responder

    Parabéns Maiara, o homem do campo precisa muito dessas informações, principalmente os pequenos agricultores.

    • Maiara Franzoni
      21 de dezembro de 2018 Maiara Franzoni Responder

      Obrigada Paulo! Com certeza a área agrícola carece de mais informações de fácil acesso. Muito obrigada por nos acompanhar e continue conosco para ver mais conteúdos assim. Abraço!

  6. Avatar
    7 de abril de 2020 Jaider Jr. Responder

    Boa tarde. Estamos com plantio de milho para fazer cilagem. Tenho uma area irrigada de 8 há. Minha produção está muito baixa. Preciso fazer a calagem. Quanto eu aplico em toneladas por há e qual calcário seria melhor. Como estou irrigando quanto tempo preciso esperar para samear novamente. Pretendo fazer 3 Colheitas por ano. Desde já agradeço.

    • Raíssa Natasha Ciccheli
      9 de abril de 2020 Raíssa Natasha Ciccheli Responder

      Olá, Jaider
      A indicação de quantidade de calagem vai depender do resultado de análise de solo. Não podemos fazer recomendação sem estes resultados.
      Obrigada por nos acompanhar! 🙂

Deixe uma resposta Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

MAIS LIDOS DA SEMANA
Calcário no solo

Calcário no solo: Entenda como funciona e aumente a eficiência

plantação de milho

Plantação de milho: 5 passos para maior produção e lucro

interpretação de análise de solo

O guia da interpretação de análise de solo

qual a melhor época para plantar feijão

Qual a melhor época para plantar feijão?

Entenda porque você precisa saber sobre a CTC do seu solo

como-acabar-com-lagartas

Como acabar com as lagartas da lavoura com estas 5 dicas

Sobre a Aegro

O Lavoura10 é um dos maiores blogs relacionados ao agro do Brasil. Ajudamos milhares de produtores rurais e consultores agrícolas a alcançarem uma lavoura cada vez mais produtiva.

aegro
whatsapp
facebook
instagram
youtube
linkedin

Histórias de sucesso

monitoramento de pragas no café

Como grupo cafeeiro realiza o monitoramento de pragas em 5 fazendas com apoio da tecnologia

26 de março de 2021
economia com manutenção de máquinas

Como produtora economizou em manutenção de máquinas a partir de ação estratégica

15 de janeiro de 2021

Como consultoria e software agrícola permitiram identificar e evitar perdas em fazenda

15 de dezembro de 2020

Aegro Soluções

programa de pontos do produtor rural

Saiba aproveitar ao máximo os programas de pontos do produtor rural

12 de fevereiro de 2021
caderno de campo digital

5 vantagens de sair do papel e utilizar um caderno de campo digital

7 de janeiro de 2021
controle de estoque rural

Como ter um controle de estoque rural mais eficiente

13 de novembro de 2020
 logo
Av. Osvaldo Aranha 1022/1109. Bom Fim – Porto Alegre, RS
Copyright 2014 – 2020 Aegro. Todos os direitos reservados.