Blog da Aegro sobre gestão no campo e tecnologias agrícolas

Planilhas agrícolas x software: Veja o que é melhor para sua fazenda, baixe 7 planilhas grátis, confira sobre software agrícola e saiba como fazer um planejamento.

Já se foi o tempo em que confiar na memória poderia garantir a excelência da fazenda.

Temos tantas informações na fazenda que fica impossível guardar e analisar tudo isso sem ao menos uma planilha.

Mas na verdade, ainda surgem confusões entre as inúmeras planilhas agrícolas. Além de tudo, criar uma planilha não é fácil.

Por outro lado, os softwares agrícolas ganharam espaço no mercado, especialmente por sua facilidade de uso e fornecimento de análises.

Aqui mostramos o que é melhor para sua fazenda, planilhas agrícolas ou software, disponibilizando 7 planilhas grátis e prontas.

Veja também mais sobre o planejamento agrícola para poder tirar todo o proveito das planilhas e software. Confira!

Planilhas agrícolas X Software para a agricultura

Registrar todas as informações do seu negócio e da sua lavoura apenas na memória não é o melhor jeito de conhecer e administrar sua fazenda.

Por isso, planilhas agrícolas e softwares vêm ganhando cada vez mais adeptos no agronegócio. Nada melhor do que analisar as informações da fazenda para saber quais decisões tomar, traçando o melhor caminho para seu negócio continuar por várias gerações.

Mas, você pode se perguntar: o que devo usar na minha propriedade, planilha ou software? Essa é uma pergunta que depende de cada gestão agrícola.

As planilhas são ótimas para você organizar os dados e obter as informações, principalmente quando já tem planilhas prontas, como vamos disponibilizar aqui.

Elas são uma boa saída para começar a sua gestão agrícola. Assim, tire seus dados da memória ou do caderninho e coloque nas planilhas.

Após algum tempo de uso você vai notar duas coisas:

  1. O conhecimento e a sua gestão da fazenda melhoraram muito;
  2. As planilhas podem ficar confusas e difíceis de analisar.

Por isso, neste momento de maturidade de gestão, os softwares podem facilitar o seu trabalho.

Se nas planilhas você precisa dar baixa no estoque de todo insumo que sai, colocar na safra os custos desses insumos utilizados e identificar as áreas, em um software isso pode ser feito em um clique.

Além disso, um software agrícola pode oferecer gráficos e uma visão da sua fazenda que nenhuma das planilhas agrícolas consegue.

Desse modo, confira as planilhas agrícolas e mais sobre software agrícola a seguir:

7 Planilhas agrícolas grátis

Você pode criar planilhas agrícolas (excel planilhas) para colocar as atividades da sua propriedade, os custos de produção, controle do estoque de insumos, estimativa de produtividade e outros.

Assim, separei algumas planilhas (gratuitas) que podem te ajudar no planejamento e na gestão agrícola da sua propriedade.

1. Controle de estoque

Com essa planilha você pode iniciar o controle de seu estoque, com as entradas e saídas de produtos de modo mais fácil. Assim, você consegue saber o que possui em estoque e quais foram todos os seus custos.

Clique na imagem e baixe agora a planilha para controle de estoque da propriedade rural!

2. Fluxo de caixa

Coloque aqui todas as suas entradas (receitas) e saídas (despesas) e ganhe maior controle financeiro. Clique na imagem para baixar agora a planilha!

fluxo de caixa Aegro

3. Cálculo de calagem

Cálculo mais automatizado da calagem pelo método de Saturação de Bases. É uma boa planilha para começar seu planejamento agrícola pela correção do solo.

Clique na imagem e baixe agora a planilha para cálculo de calagem!

cálculo de calagem Aegro

4. Checklist para um bom planejamento agrícola

Com dificuldades para começar seu planejamento? Este checklist para te ajuda a não esquecer nenhum detalhe, resultando em um planejamento completo da sua fazenda,  resultando em melhor controle do negócio.

Clique na imagem e baixe agora o checklist de planejamento agrícola!

checklist planejamento agrícola Aegro

5. Estimativa da produtividade do milho

Se você cultiva milho, essa é uma ótima planilha para estimar a produtividade e assim planejar melhor sua frota agrícola de colheita, logística de escoamento, armazenamento e outros.

Clique na imagem e baixe agora a planilha gratuita!

planilha de produtividade de milho

6. Estimativa da produtividade do algodão

Bem como no caso do milho, estime sua produtividade de algodão e faça seu planejamento da colheita e pós-colheita com maior segurança. Para baixar a planilha, basta clicar na imagem abaixo!

planilha de produtividade do algodão Aegro

7. Controle da cigarrinha-do-milho

Lista dos produtos para controle biológico e químico, com suas respectivas recomendações gerais. Clique na imagem para baixar a planilha gratuita!

planilha controle da cigarrinha do milho

Software para a agricultura

Para facilitar a sua gestão agrícola, você pode utilizar softwares. Normalmente, os dados que você colocou no software ficam armazenados na rede, e não apenas no seu computador.

Assim todas as informações da fazenda podem ser acessadas por você, de qualquer lugar e a qualquer hora, sem risco de perdê-las.

Algumas vantagens de utilizar software agrícola para a gestão da sua propriedade são:

  • Praticidade no registro de informações;
  • Assertividade no processo de obtenção de dados;
  • Redução de perdas de dados agrícolas;
  • Facilidade na administração de custos;
  • Visualização de gráficos e indicadores impossíveis de se obter em planilhas agrícolas;
  • Rapidez no acesso das informações armazenadas.

No entanto, é preciso que esse software seja compatível com as atividades rurais. Um exemplo é o software de gestão agrícola Aegro.

O Aegro é um software para fazenda que auxilia você a registrar dados operacionais e financeiros relacionados aos processos de administrar a sua fazenda.

Ele oferece ferramentas que te ajudam no planejamento de safras, registro de atividades da lavoura, rendimento de máquinas agrícolas, gestão de custos, controle de estoque, entre outros recursos.

Com o Aegro, muitos produtores estão obtendo o controle completo da fazenda, tomando consciência dos custos e fazendo escolhas mais seguras.

Casos reais de produtores que usam software agrícola

“Estamos mais técnicos nas decisões, usando os dados que temos na palma da mão. Resumindo: deixando o coração na gaveta e encarando o negócio sem piedade.” – Julio Cesar, cliente Aegro

Gráfico para controle de custo de produção agrícola no software Aegro

O Aegro oferece fácil visualização dos custos realizados durante a safra, por categoria de gastos.

Elivelton, por exemplo, verificou com o Aegro que o custo de manutenção de uma máquina antiga era muito alto. Isso garantia que a compra de uma máquina nova seria melhor para o negócio. Veja aqui como ele fez isso.

Vitor Fernando agora consegue negociar os preços como um produtor grande, assegurando organização e eficiência em sua pequena propriedade. Você pode conferir o relato completo aqui.

Já a família Heins está conseguindo fazer a sucessão familiar das fazendas de maneira muito mais fácil e consciente com o uso do Aegro (veja como aqui).

Você pode começar a usar o software hoje mesmo:

Software de gestão agrícola Aegro para computador, celular e tablet

Para saber mais sobre o Aegro, fale com um dos nossos consultores aqui.

Como você pode perceber, falamos bastante em planejamento, já que esse é fundamental no uso das planilhas agrícolas e software e, é claro, na gestão.

É importante que você saiba sobre a importância e como fazer o planejamento para que tudo corra bem na fazenda e no seu gerenciamento. Por isso, confira a seguir mais sobre esse assunto.

Importância do planejamento rural

Você já deve ter escutado esta frase: “O sucesso de um negócio começa com um bom planejamento”. Mas na fazenda isso também é válido? Com certeza!

Planejamento agrícola é o ato de planejar pensando no seu objetivo agrícola.

Ou seja, é você pensar em aumentar a produtividade e diminuir os seus custos na sua lavoura.

Muitas vezes, as propriedades são gerenciadas sem um breve planejamento, levando em consideração somente a experiência.

Claro que a experiência nas atividades rurais é essencial, mas precisamos também de um bom planejamento agrícola para que toda essa experiência possa ser utilizada de forma adequada.

Ter um planejamento e uma boa gestão agrícola nem sempre é tarefa fácil.

Você pode começar o planejamento pensando nas respostas de 9 perguntas básicas para guiar te orientar:

  1. O que irá cultivar? Você tem conhecimento sobre a cultura?
  2. Quais os custos de implantação da cultura?
  3. Como está o solo da sua propriedade (análise de solo)?
  4. Irá cultivar em terra arrendada ou própria? Qual o custo?
  5. Tem os implementos agrícolas necessários ou precisa alugar?
  6. Quantos funcionários precisam para o trabalho na lavoura?
  7. Localização da propriedade e meios de escoamento do produto cultivado?
  8. Qual o capital disponível para esta atividade?
  9. Você tem conhecimento de quais manejos são necessários para essa cultura, suas pragas, doenças e plantas daninhas? Qual o custo desses manejos?

Como fazer um planejamento rural com planilhas agrícolas ou software

Faça a análise da sua propriedade

Condições climáticas, análise de solo, limitação da propriedade para o cultivo, entre outros.

Realize uma análise no seu orçamento, ou seja, as finanças

Você precisa saber o quanto tem para aplicar na sua lavoura, além disso, também é necessário verificar se irá realizar algum tipo de empréstimo.

Por isso, é preciso planejar e ficar atento as suas contas, afinal, sua lavoura é seu negócio e você quer ter lucro com isso.

Planeje o que irá precisar na sua propriedade (insumos) e a venda da sua produção.

Para a compra de insumos sempre há uma época do ano que esses produtos apresentam um preço mais acessível, por isso, é importante se planejar para realizar a compra antecipadamente.

Você deve se planejar também para a venda dos produtos que foram produzidos na sua propriedade. Para isso, duas das planilhas agrícolas aqui disponibilizadas ajudam muito.

Fique de olho no mercado, tenha essa estimativa da produtividade e planeje o quanto irá vender logo após colheita e quanto irá estocar.

Anote ou registre todas as suas atividades

Colete os dados, isso é importante para entender como está o progresso da sua atividade. Além disso, você terá o histórico de safras, o que ajuda no planejamento.

Cronograma de operações agrícolas no software Aegro

Organize e acompanhe a evolução do calendário de atividades agrícolas pelo Aegro

Realize o planejamento agrícola

Com todas as informações que já foram levantadas, você consegue realizar o seu planejamento agrícola, seja em planilhas agrícolas ou software.

O planejamento deve ser passado a todos os envolvidos na produção da sua lavoura

Ou seja, deve ser comentado com os funcionários o planejamento de cada atividade da sua propriedade para que eles entendam como as atividades irão seguir e quais os objetivos.

Para atividades do dia a dia, você pode fazer cronogramas e compartilhar isso com sua equipe.

Assim, mesmo que ocorra algum contratempo, será mais fácil controlá-lo por ter todas as atividades organizadas.

E claro que no final de todo o trabalho, você terá o histórico da safra. Isso é importante para a tomada de decisão da próxima safra.

Monitore seu negócio

Ao longo de todas as atividades desenvolvidas na sua lavoura, monitore o seu planejamento. Registre o que deu certo e o que deu errado para se aperfeiçoar na próxima safra.

Além disso, não se esqueça de monitorar sua lavoura, verificando doenças, pragas e daninhas. Por exemplo, a cultura da soja precisa de um monitoramento constante para reduzir perdas com a ferrugem asiática.

Mantenha o acompanhamento dos seus custos, sabendo se o que foi orçado corresponde ao que está sendo gasto. Entenda o que ocorreu e como pode melhorar a gestão de custos para aumentar a sua rentabilidade.

10-planilhas-agrícolas

Comparação entre custo orçado e custo realizado no software Aegro

Conclusão

Vimos aqui como você pode identificar o que é melhor para sua fazenda: planilhas agrícolas ou software.

Aqui foi possível baixar 7 planilhas gratuitamente para começar a sua gestão, além de verificarmos o software agrícola.

Em ambos os casos, é necessário um planejamento e gestão adequada para tirar o melhor proveito dessas ferramentas e conseguir melhores resultados para seu negócio.

Analise sua propriedade, comece seu planejamento e escolha a melhor opção para você!

>>Leia mais: “Como administrar uma propriedade rural com tecnologia”.

Você utiliza planilhas agrícolas ou softwares? Tem uma planejamento estruturado? Possui mais dicas sobre planilhas? Adoraria ver seu comentário abaixo!