Aplicativos e guias de identificação de plantas daninhas que vão lhe ajudar no campo

Atualização em 13 de novembro de 2020.
Identificação de plantas daninhas: aplicativos para você reconhecer rapidamente as plantas na sua área e ter um manejo correto e bem-sucedido.

Vira e mexe aparece uma planta daninha que não conseguimos controlar na nossa área e não sabemos bem qual o seu nome.

E sem conhecer essas plantas, o manejo adequado simplesmente não acontece.

Há plantas com tolerância natural a alguns herbicidas, outras que preferem temperaturas altas ou que germinam apenas na luz.

Antes, para essa identificação, eram necessários alguns dias e algumas pessoas envolvidas, como um consultor ou mesmo o vizinho.

Agora, conseguimos fazer isso em alguns minutos com auxílio do celular. Separei aqui alguns dos melhores aplicativos, além de alguns manuais e livros para isso. Confira!

Por que fazer a identificação de plantas daninhas por aplicativos?

A identificação de plantas daninhas é muito importante no campo, pois é necessário conhecer as espécies mais frequentes na sua área. É através da identificação que você poderá selecionar os melhores manejos para sua área.

Se você usa herbicidas, terá de saber reconhecer as espécies presentes para selecionar o melhor produto para aquela situação, além da dose correta, época de aplicação e estágio da planta daninha.

Além disso, tem espécies de plantas daninhas que são favorecidas ou desfavorecidas em função da presença ou ausência de palha sobre o solo.

Já as espécies que possuem propagação através de bulbos, tubérculos e/ou rizomas podem ser favorecidas caso haja revolvimento do solo.

Como você pode ver, o manejo adequado dependerá da correta identificação da espécie.

Com os aplicativos, a identificação de plantas daninhas, que às vezes demorava dias e envolvia algumas pessoas, pode ser feita em alguns minutos por você mesmo.

Existem vários aplicativos para essa identificação, sendo que aqui listei os quatro melhores que conheço!

Alguns são mais restritos à identificação e manejo de plantas daninhas, enquanto outros trazem também conteúdos na parte de pragas e doenças.

Por isso, veja quais suas diferenças e qual se encaixa melhor na sua rotina do dia a dia:

1 – Adama Alvo

O Adama Alvo é um aplicativo que contém informações sobre pragas, doenças e plantas daninhas em lavouras de soja, milho, trigo, algodão, cana e café.

Para isso, o aplicativo conta com um completo banco de imagens. Nele você vai encontrar informações sobre ciclo de vida, tratamento indicado, importância econômica e descrição de cada problema das lavouras brasileiras.

O diferencial desse aplicativo é que caso não encontre o que está procurando, você pode tirar uma foto e enviar para receber ajuda.

Também é muito interessante a ferramenta “Mapa de Alvos”, em que os usuários podem reportar escapes de controle de plantas daninhas nas culturas.

Além disso, ele conta com acesso à previsão do tempo da sua região. Você pode ainda acessar as informações da sua estação Adama Clima.

É possível baixar apenas o banco de dados para a cultura que você tem interesse. Nesse sentido, a desvantagem aqui é a necessidade de baixar o banco de dados do aplicativo para utilizá-lo.

No entanto, essa também é uma das suas vantagens, porque com isso você pode usar o aplicativo normalmente mesmo sem internet. Disponível para iOS e Android.

2 – IZAgro

O IZAgro possibilita a consulta e compartilhamento de informações na área agrícola, com informações sobre mais de 10 culturas.

Nele você pode consultar informações dos produtos registrados para o controle de pragas, doenças e plantas daninhas, inclusive pedindo orçamentos.

Também dá para avaliar o produto utilizado e receber dicas do Engenheiro Agrônomo. Sua principal vantagem é poder fazer a consulta offline no campo, sem internet. Disponível para iOS e Android.

3 – Weed ID

O Weed ID é baseado na Encyclopaedia of Arable Weeds e é desenvolvido em associação com a ADAS.

Esse aplicativo fornece um guia de referência para as principais plantas daninhas e gramíneas. Ele é composto de 140 espécies e mais de 1.000 imagens. 

Outra vantagem é que ele traz a descrição completa de cada espécie de planta daninha.

Também traz a opção para fotografar a planta daninha e usar para comparar diretamente com imagens na biblioteca de aplicativos. Disponível para iOS e Android.

4 – Basf Agro

No aplicativo Basf Agro você poderá ter informações sobre os manejos de plantas daninhas, insetos e doenças.

O manejo de plantas daninhas com herbicidas está disponível para as culturas do algodão, arroz, cana-de-açúcar, milho, soja, tomate, amendoim, batata, café, citros, feijão, maçã, trigo e uva.

Ao clicar sobre a cultura de interesse, você poderá selecionar as informações referentes a sementes, doenças, plantas daninhas, pragas ou tratamento de sementes, dependendo da cultura. 

Ao clicar em plantas daninhas, você verá muitas espécies com o nome comum e científico. Cada uma das espécies vem com uma descrição sobre a planta e sugestões de herbicidas. Disponível para iOS e Android.

Dica extra: Fitoherb

O Fitoherb não é especificamente para identificação de plantas daninhas, mas ele irá lhe ajudar com a identificação de sintomas de injúrias de herbicidas na cultura da soja.

Nele, é possível ver os mecanismos de ação dos herbicidas e os sintomas que podem acontecer na lavoura de soja.

Ao entrar no aplicativo você irá selecionar mecanismo de ação ou sintomas. Veja o que encontrei ao clicar em sintomas.

Nervuras roxas em soja. Sintomas de herbicidas inibidores da ALS em pré-emergência - identificação de plantas daninhas

Nervuras roxas em soja. Sintomas de herbicidas inibidores da ALS em pré-emergência
(Fonte: Fitoherb)

Você também encontrará no aplicativo, uma descrição mais detalhada de cada mecanismo de ação e fotos dos sintomas na cultura da soja. Disponível para Android.

Livros de identificação de plantas daninhas

Os livros também vão te auxiliar na hora de identificar as plantas daninhas, sendo utilizados por agricultores e profissionais.

Eles são bem fáceis de manusear e alguns têm até o tamanho ideal para serem levados no bolso.

Estes manuais trazem plantas daninhas bem específicas. No manual de plantas daninhas do arroz, por exemplo, você verá muitas plantas que não são encontradas em lavouras de verão.

Muitas espécies da família Cyperaceae estão descritas neste manual de plantas infestantes no arroz, pois são frequentes nessa cultura.

Outro material importante é o Manual de Identificação de Plantas Daninhas da Cultura da Soja, disponibilizado pela Embrapa Soja.

Ele traz ilustrações das plantas daninhas encontradas em lavouras do grão, além de uma descrição da espécie, com seu nome científico e comum.

Manual de identificação de daninhas em plantio direto e convencional

O Manual de Identificação e controle de plantas daninhas: plantio direto e convencional está entre as principais referências na hora de identificar plantas daninhas.

O livro tem ilustrações da planta no início do desenvolvimento, da planta adulta e das sementes.

As plantas daninhas são separadas por família e trazem a descrição da espécie, nome científico, nomes comuns e controle químico de acordo com a classificação em:

  • A: altamente suscetível (mais de 95% de controle);
  • S: suscetível (de 85% a 95% de controle);
  • M: medianamente suscetível (de 50% a 85% de controle);
  • P: pouco suscetível (menos de 50% de controle);
  • T: tolerante (0% de controle).

E também possuem os melhores posicionamentos do produto para cada espécie em:

  • pré-emergência;
  • pré-plantio incorporado;
  • pós-emergência inicial;
  • pós-emergência tardia;
  • planta adulta.
manual de identificação de plantas daninhas

(Fonte: Instituto Plantarum)

A vantagem deste manual é que ele traz as principais espécies encontradas nas lavouras anuais. Além disso, vem com a foto da plântula, o que é essencial na hora da correta identificação das plantas daninhas.

guia para manejo de plantas daninhas Aegro, baixe grátis

Lembre-se que o manejo deve ser feito com as plantas daninhas ainda pequenas, por isso é muito importante você saber identificar as espécies quando ainda são plântulas.

Caso o seu alvo seja o banco de sementes no solo, será essencial a identificação das plantas daninhas para manter atualizado o histórico de infestação da área. Assim, você pode selecionar o manejo em pré-emergência de acordo com o histórico da área!

Conclusões

A correta identificação de plantas daninhas no campo é essencial na hora de escolher o manejo mais adequado.

Antes era mais comum utilizar livros ou pedir alguma consultoria. Essas duas opções continuam sendo muito importantes.

Mas agora temos aplicativos que facilitam muito a vida, trazendo respostas mais rápidas para que possamos tomar as melhores decisões.

Aqui vimos os principais deles para a correta identificação de plantas daninhas, inclusive suas vantagens e desvantagens.

>> Leia mais: “Apaga-fogo (Alternanthera tenella): como manejar essa planta daninha

Tem mais dicas sobre aplicativos para identificação de plantas daninhas? Compartilhe esse artigo e deixe seu comentário abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *