Site icon Blog da Aegro

Planejamento financeiro: Como organizar a fazenda com eficiência?

planejamento financeiro

Você tem controle do financeiro da sua empresa agrícola hoje? Sabe quando tem lucro ou prejuízo com a fazenda?

Muitos produtores ainda não fazem um planejamento financeiro estruturado da propriedade e isso compromete os resultados no campo.

Ter clareza sobre os números é a etapa principal para tomar boas decisões e manter a sua fazenda financeiramente sustentável.

Para te ajudar com isso, preparamos este conteúdo com dias de como organizar o planejamento financeiro da sua propriedade rural. Confira!

Como organizar o planejamento financeiro na empresa rural?

Dentro de uma empresa rural, o planejamento financeiro começa com o controle de custo, prevenção de investimento e acompanhamento de resultados.

Independente do tamanho da fazenda, é recomendado que você tenha esse cuidado, já que é nesse controle que você entende onde pode gastar e lucrar mais.

Veja a seguir como montar e organizar um planejamento financeiro eficiente:

1. Realize o diagnóstico financeiro da empresa

Saiba como está a parte financeira da empresa, ou seja, a situação atual do negócio, com base em análise de dados de safras anteriores.

Com isso, você identifica quais foram os gastos da fazenda, o que recebeu da sua produção agrícola, qual foi o custo de produção da safra passada e outros resultados.

Além disso, conheça seu negócio como um todo. Saiba as características da cultura; produção estimada; operações agrícolas; defensivos que serão utilizados, entre outros.

Quanto mais informações você conseguir reunir, melhor e mais completo vai ser o planejamento financeiro da fazenda.

2. Registre todas as informações

Anote ou registre todas as informações da parte financeira de sua fazenda para ter um no histórico da propriedade.

A partir disso, você consegue registrar o que pretende gastar, o que irá ganhar, quando pretende vender e muitas outras informações.

Outro ponto importante é registro sobre situações que podem ocorrer durante as atividades agrícolas, como os tipos de operações agrícolas usadas, preço de defensivos agrícolas ou armazenamento, por exemplo.

Ou seja, você ter um olhar para diferentes cenários para sua lavoura e, ainda, acompanhar as movimentações do mercado.

Se você produz soja, por exemplo, veja qual a tendência do preço do grão no momento em que for colher.

Com isso, também registre se irá estocar a produção e defina quando pretende vender, já que essas decisões impactam na sua margem de lucro.

3. Verifique o fluxo de caixa

Use o fluxo de caixa das safras passadas para planejar as finanças da sua fazenda, já que ele mostra de forma clara quanto foi gasto, quanto entrou e qual foi o lucro.

Com esses dados, você entende a situação financeira atual, organiza as contas de acordo com o que tem em caixa e acompanha se o planejamento está sendo seguido.

Para facilitar esse processo, você pode contar com softwares de gestão rural, que tornam tudo mais simples e preciso, ou com planilhas automáticas.

Planilha de fluxo de caixa para sucessão feminina

4. Confira seu estoque

Manter o estoque organizado é mais um dos passos principais para o planejamento financeiro.

Se você sabe exatamente o que tem em estoque e o que precisa comprar, consegue planejar melhor os gastos da safra e entende o quanto isso representa em custos reais.

Com o planejamento das atividades agrícolas em mãos, você identifica as necessidade de insumos e consegue os melhores preços, tornando o processo mais eficiente.

5. Registre e controle o planejamento financeiro

Durante a execução das atividades da sua fazenda, é importante acompanhar se o planejamento financeiro está sendo seguido e registrar todas as informações.

Isso permite identificar pontos de melhoria tanto no planejamento quanto na operação.

Se o planejamento não foi colocado em prática e houve prejuízo, analise onde ocorreu a falha e faça os ajustes necessários para evitar que o erro se repita.

6. Use um software de gestão agrícola

As planilhas são ótimas para começar. Mas, com o tempo, os seus dados podem ficar bagunçados, dificultando a análise.

Para resolver esse problema, conte com um software de gestão como o Aegro, que acompanha a trajetória completa do seu dinheiro em um só lugar e com indicadores financeiros.

Tudo começa com o orçamento da safra, onde você define quanto vai gastar com insumos, máquinas, salários e outras despesas.

Depois, é só vincular suas contas bancárias ao sistema e organizar o fluxo de caixa, registrando o que tem a pagar e a receber. Esse controle pode ser feito pelo computador ou celular.

Ao final da safra, o sistema gera uma análise de custos e rentabilidade por talhão. Assim, você tem um histórico completo de receitas e despesas para tomar decisões mais seguras.

E mais: todas as informações ficam salvas na nuvem, garantindo acesso de qualquer lugar e segurança para o seu planejamento financeiro.

Quais são os quatro pilares do planejamento financeiro?

Um planejamento bem estruturado se apoia em quatro pilares: controle, orçamento, análise e revisão.

Essa postura torna sua gestão financeira da empresa rural mais ágil e segura, capaz de lidar com os imprevistos que surgem na lavoura ou na pecuária.

Como organizar as finanças de uma fazenda?

Organizar as finanças na propriedade é prática e pode começar simples.

Separe logo de cara as contas pessoais das da fazenda. Use contas distintas, mesmo que você seja proprietário rural como pessoa física. 

Depois, defina quem será responsável por anotar tudo: pode ser você, um familiar ou funcionário. Se tiver muitos números, busque um software que integre contas, estoque, notas fiscais e pagamentos.

Também é importante manter o caixa mínimo de reserva, pelo menos o equivalente a um ou dois meses de despesas fixas.

Esse montante ajuda a enfrentar sazonalidades, atrasos em pagamentos e eventuais quebras de safra.

Quais são as melhores práticas para o planejamento financeiro em uma fazenda?

Algumas atitudes fazem toda a diferença na gestão financeira da propriedade rural. Primeiro, revise o planejamento com frequência: a cada colheita, cada venda, cada entrada de recurso.

Segundo, use indicadores-chave, como margem de lucro e custo por hectare, por exemplo, que vão facilitar a avaliação rentável da sua fazenda.

Junto disso, recomendamos o uso de um sistema de gestão financeira da empresa rural que conecte vendas, notas fiscais, estoque, custo de produção e pagamento a funcionários.

E, por último, conte uma equipe, mesmo que pequena, para ajudar. Contrate um contador, técnico agrícola ou um assistente de confiança. A visão externa é fundamental para corrigir falhas.

Quando é o momento de largar as planilhas?

As planilhas são ótimas para começar, mas se você já tem receita em diferentes atividades, mais de uma propriedade, funcionários, máquinas e investimentos, chegou a hora de evoluir. 

Um sistema de gestão permite acompanhar resultados em tempo real, emitir relatórios e tomar decisões mais rápidas.

Usar tecnologia significa poupar tempo, reduzir erros e focar no que de verdade importa: melhorar sua rentabilidade.

Hoje já existem aplicativos de gestão financeira para a propriedade rural, que via celular ou computador mostram a situação das suas finanças com poucos cliques.

Se você sente que está sobrecarregado com dados, ou demora demais para calcular o resultado da safra, investir nesse tipo de ferramenta pode mudar totalmente o seu planejamento financeiro.

Daniel Oliveira

Formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em gestão financeira, Mestre em Contabilidade e finanças pela UFMG, Doutorando em Economia aplicada pela USP Esalq.

Exit mobile version