Aplicação localizada de insumos: entenda como fazer sem precisar investir em máquinas e equipamentos caros  

Hoje existem inúmeras ferramentas de agricultura digital sendo utilizadas nas fazendas para otimizar as aplicações de insumos agrícolas.

Mas você não precisa de máquinas caras para aplicar os insumos de maneira localizada nos talhões!

Com conceitos de agricultura de precisão e ferramentas tecnológicas, o manejo pode se tornar muito mais rentável. Acompanhe neste artigo como realizar as aplicações em doses variadas na sua fazenda usando ferramentas específicas ou gratuitas!

O que é aplicação localizada de insumos

A aplicação localizada é uma forma de manejar as lavouras aplicando doses diferentes de acordo com as necessidades de cada mancha presente na lavoura.

Os conceitos de agricultura de precisão nos mostram que as lavouras não são uniformes. Existem manchas de variabilidade nos talhões e a AP fornece ferramentas que auxiliam na identificação, interpretação e recomendação destes insumos de maneira diferenciada.

A agricultura de precisão visa entender as manchas nas lavouras, explorando-as e tirando proveito econômico e sustentável delas.

Com o auxílio de mapas georreferenciados é possível ir a campo coletar os dados, sejam provenientes de análise de solo, mapas de produtividade ou provenientes de sensores, e atuar aplicando insumos em taxa variável, baseando-se nessas manchas.

As aplicações localizadas podem ser realizadas de diversas maneiras dentro das lavouras.

As estratégias podem variar para atender tanto quem possui máquinas com GPS e kits de aplicação em taxas variáveis quanto quem não tem tais equipamentos, mas também deseja otimizar suas aplicações em campo.

A primeira delas e a mais conhecida é a aplicação utilizando máquinas equipadas com kits que englobam:

  • GPS para localização dentro das lavouras;
  • sensores
  • controladoras que atuam regulando a abertura da comporta ou a velocidade da esteira para mudanças nas doses aplicadas. 

Mas também é possível realizar a aplicação em doses variadas sem precisar gastar com máquinas e equipamentos caros, como você verá explicado mais a frente.

Como fazer a aplicação localizada de insumos sem comprar máquinas caras

Existem diversas estratégias que podem ser realizadas para a aplicação dos insumos em doses variadas nas lavouras.

Hoje já é possível, com o auxílio de softwares computacionais gratuitos como o QGIS, confeccionar mapas e analisar as manchas presentes em cada porção da lavoura.

Se você não possui ferramentas adequadas para aplicar os produtos automaticamente, baseados nos mapas, você pode optar por fazer a aplicação por células ou zonas.

Em softwares como QGIS é fácil simplificar o mapa e ir ao campo regular a máquina para aplicar doses fixas dentro das zonas, porém, alterar as doses de uma zona para outra.

(Fonte: Zanuncio, 2007)

Para demarcação das zonas e dos limites você pode usar um aplicativo de celular com GPS para orientação.  É possível até criar linhas paralelas de acordo com a largura de aplicação das máquinas que serão utilizadas.

Dessa forma, com a aplicadora de calcário da fazenda, é possível aplicar os insumos de maneira localizada e mais eficiente, o que resultará em maiores retornos financeiros.

O aplicativo para demarcação das zonas em campo é o Navegador de Campo ou Field Navigator.

aplicativo para demarcação das zonas em campo

(Fonte: Navegador de Campo)

Usando este aplicativo, é possível fazer as aplicações no campo de acordo com as zonas demarcadas com o auxílio do celular ou tablet.

Como analisar os dados para tomada de decisão

Conforme já citado, a primeira etapa do processo de aplicação localizada de insumos é a investigação em campo ou via sensoriamento remoto.

Com mapas e informações dos talhões em mãos fica mais fácil tomar decisões e entender melhor o que acontece na lavoura.

Mapas de fertilidade dos solos mostram quais áreas necessitam de dosagens diferentes de insumos e propiciam aplicação em doses variadas, sendo mais eficientes nas operações de campo.

Posteriormente às análises, a ação de gestão dos insumos e doses variadas pode ser realizada utilizando-se máquinas automatizadas ou não.

As aplicações em doses variadas podem ser realizadas para diversos insumos presentes nas fazendas, desde sementes, doses de herbicidas, teores de nutrientes, entre outros.

A tendência para o futuro é que sejam aplicadas populações de plantas em doses variadas, de acordo com a fertilidade dos solos em questão, e até semeadura de híbridos diferentes.

Aplicações de caldas com vazões diferentes também estarão cada vez mais presentes nas lavouras.

>> Leia mais: “Tudo o que você precisa saber sobre mapeamento de plantas daninhas

Aplicações pela média x aplicações localizadas

Na aplicação convencional, os fertilizantes e insumos são distribuídos igualmente em toda a área, com base em uma amostragem média para os talhões ou até para a fazenda toda.

Essa aplicação de forma uniforme, pela média, pode causar desperdício de insumos e quedas na produtividade.

Já por meio da agricultura de precisão temos benefícios como:

  • mais segurança na tomada de decisão;
  • economia de insumos;
  • visualização detalhada da propriedade;
  • economia financeira;
  • economia de recursos;
  • melhoria das atividades agrícolas;
  • maior controle da fazenda.

A aplicação localizada, geralmente, usa produtos simples para aplicação e não fórmulas, como muitos agricultores estão acostumados.

Além disso, os equipamentos para realização da aplicação em campo exigem um certo grau de automação e calibração dos conjuntos, o que muitos ainda desconhecem.

Por fim, a criação dos mapas – seja para levantamento de dados, criação das recomendações ou investigações das manchas presentes nas lavouras – também exige certos conhecimentos práticos e teóricos. 

Esse ponto acaba sendo um entrave para massificação desse tipo de operação nas lavouras. Mas, com tantas ferramentas e tecnologias de agricultura digital atuais, não continue realizando aplicações pela média!

Você tem controle sobre os custos dos insumos na sua lavoura? Baixe esta planilha gratuita e descubra o custo real por área e por talhão!

Aplicação localizada de insumos com o Aegro

Um software de gestão agrícola como o Aegro te ajuda a organizar o seu cronograma de operações e controlar a quantidade de insumos que é aplicada em cada talhão. Assim, você consegue saber o custo real das suas áreas ao final da safra.

Além disso, você pode usar o Aegro para fazer o Manejo Integrado de Pragas na lavoura. Com uma visualização clara das infestações existentes, fica mais fácil saber onde e quando pulverizar. A escolha do defensivo certo para as pragas existentes também torna a sua aplicação mais eficiente. 

Outra vantagem do aplicativo é que você pode obter imagens de satélite para analisar o Índice de Vegetação Normalizada (NDVI) da lavoura. Essa é uma forma de acompanhar a saúde da sua plantação remotamente e poupar tempo na detecção de anomalias.

NDVI Aegro

O uso de um software agrícola como o Aegro ajuda a identificar talhões problemáticos e realizar aplicações localizadas

Ao descobrir quais áreas da sua propriedade apresentam problemas, você foca seus esforços de manejo onde é mais necessário e faz a aplicação localizada de insumos. 

Depois, você ainda pode acompanhar pelos mapas do Aegro se as suas aplicações geraram o resultado esperado no desenvolvimento das cultivares. As imagens NDVI ficam organizadas em uma linha do tempo para que você acompanhe a evolução da safra.

Para saber mais sobre o Aegro, peça uma demonstração gratuita do software!

Conclusão

Existem diversas formas de realizar aplicações localizadas de insumos para otimizar a produção agrícola, aumentando a produtividade e a rentabilidade da lavoura.

Com as ferramentas certas e aplicativos de celular, muitas vezes gratuitos, é possível melhorar as aplicações utilizando zonas de manejo pré-determinadas. 

Então, para otimizar os custos da sua lavoura, busque ferramentas de agricultura digital, entenda os conceitos de agricultura de precisão e realize os tratamentos em doses variadas na sua fazenda também!

>> Leia mais:

Como fazer o correto monitoramento da produtividade de culturas

Índice de vegetação: o que ele pode dizer sobre sua lavoura

Você tem alguma dificuldade para fazer a aplicação localizada de insumos na sua propriedade? Restou alguma dúvida? Adoraria ver seu comentário abaixo.