Blog da Aegro sobre gestão no campo e tecnologias agrícolas

contratação de consultor agrícola

O que você precisa considerar antes da contratação de um consultor agrícola para sua fazenda

- 25 de fevereiro de 2021

Contratação de consultor agrícola: entenda quais pontos da sua propriedade podem ser melhorados e quais dicas seguir para escolher um parceiro de trabalho ideal!

Produzir não é apenas semear e colher! Há diversos aspectos que precisam ser considerados durante toda a produção.

Mas, às vezes, as 24 horas do dia parecem pouco para tantas tarefas operacionais e administrativas da fazenda, não é verdade?

Contar com a ajuda de um profissional especializado pode representar um ganho de tempo e economia financeira. Só que mudar a forma de gestão nem sempre é tarefa fácil e rapidamente aceita pelos envolvidos.

Pensando nisso, separei alguns pontos que você, produtor, precisa considerar para saber se vale a pena investir na contratação de um consultor agrícola. Confira!

Como a contratação do consultor agrícola pode ajudar?

Vários fatores influenciam a produção agrícola – desde o campo, com mudanças climáticas, até a comercialização, com a volatilização de preços de venda do produto.

O clima sempre foi uma variável na produção agrícola, mas, ultimamente, estão ocorrendo mudanças nos padrões de chuvas e secas. Você precisa observar todos os dias as previsões climáticas, pois chuvas que estavam previstas podem mudar em questão de horas, afetando toda a dinâmica da fazenda.

O preço dos produtos é influenciado pela cotação do dólar, pela oferta e demanda, exportações e agora também pela pandemia, que ocasionou uma variação grande dos preços pagos e recebidos.

Desse modo, é preciso estar diariamente atento aos valores de compra de insumos e venda da sua produção, que a todo momento sofre altas e queda dos preços.

A manutenção de máquinas e equipamentos também tem de ser feita para evitar perda de tempo com implemente parado.

É preciso saber a necessidade de reposição de peças no estoque, como está controle do fluxo de caixa e onde estão os maiores gastos.

Fazer também a gestão de funcionários, como pagamento, férias e licenças, além de sempre observar se as equipes estão trabalhando corretamente, como você deseja.

Acompanhar o lançamento de novas tecnologias, tanto na área de máquinas e implementos, quanto nos produtos e parte financeira.

Áreas de possível atuação do consultor rural

Áreas de possível atuação do consultor rural 
(Fonte: adaptado de Instituto Agro)

Todo esse trabalho deve ser realizado ou acompanhado por você. Mas o tempo é escasso para todas essas tarefas, não é verdade?

É em um ou mais desses pontos listados acima que um consultor pode te auxiliar!

Como saber se preciso de um consultor agrícola?

Antes de contratar qualquer funcionário, você se questiona sobre alguns pontos como:

  • Porque necessito de mais um funcionário? 
  • Qual função ele vai exercer na fazenda?
  • Há algum funcionário na fazenda que pode fazer esse serviço sem contratar outro?
  • Quanto posso pagar para ele realizar determinada função?

Pelas respostas obtidas para essas perguntas, você determina se precisa ou não contratar mais um funcionário para a fazenda.

Com o consultor não é diferente. Antes de contratar, você tem de fazer os mesmos questionamentos, com algumas perguntas específicas como:

  • Qual o problema que está me deixando preocupado ou que precisa mudar? 
  • Vou me dedicar para implementar as mudanças propostas pelo consultor?
  • Irei participar ativamente das reuniões e treinamentos, buscando sempre aprender e colocar em prática o aprendizado?
  • Vou ser sincero com o consultor, mostrando todos os pontos fracos e fortes da minha fazenda?
  • Quanto estou disposto a pagar?

E a pergunta principal que você deve fazer e ser verdadeiro consigo mesmo:

  • Estou disposto a ouvir e aceitar mudanças no estilo que gerencio pessoas, operações ou as finanças da fazenda? 

Ao ter as respostas para estas perguntas, você saberá se está pronto e disposto a melhorar alguma ou algumas área de gestão da sua empresa rural

O que o consultor vai fazer na fazenda

Existem vários tipos de consultores: alguns são especializados em várias funções, desde o gerenciamento de pessoas até apoio na venda dos produtos agrícolas.

Outros trabalham em áreas mais específicas como implementação de sistemas de produção, assistência para obtenção de crédito ou seguro rural.

Há ainda os que auxiliam na obtenção da certificação de produtos, como selos para cafeicultores, que agregam valor ao produto final, entre outras funções.

O importante é querer aumentar o lucro da fazenda, seja na parte de produção em campo, no galpão, escritório ou organização geral.

Assim, quando estiver disposto a aceitar mudanças, procure um consultor que te passe confiança e resultados.

Converse com ele e tire dúvidas como:

  • Qual sua experiência no ramo e quais resultados você já obteve?
  • Como é sua metodologia de trabalho? 
  • Como irei participar dessas mudanças?
  • Quais ferramentas de gestão você planeja utilizar? São ferramentas de fácil acesso e manuseio para que a equipe possa aprender?
  • O que posso esperar dos seus serviços em médio e longo prazo?
  • Qual frequência você virá na fazenda para observar se as mudanças estão ocorrendo como planejado?

Essas perguntas e demais dúvidas precisam ser feitas para o consultor. Assim, você saberá o que esperar.

Outro aspecto importante que necessita destaque é que, na área agrícola, os passos são dados, mas os resultados podem levar tempo, dependendo das mudanças.

Uma safra de soja, por exemplo, pode ficar no campo até 120 dias, então os resultados demoram a ser obtidos. E, do plantio até a colheita, muitos passos devem ser dados para obter uma boa produção.

Assim é com a consultoria! É preciso ter um planejamento conjunto para o início das mudanças e a adaptação com novos sistemas, para, só então, notar os resultados.

O que esperar com a contratação do consultor agrícola

Ao conversar com o consultor, você precisa detalhar suas atividades, assim o consultor saberá qual principal ponto precisa ser trabalhado.

É um trabalho que deve ser de parceria do produtor com o consultor, onde o profissional contratado irá buscar pontos a serem melhorados e ensinar como alcançá-los. 

O consultor, portanto, poderá auxiliar na operação dos funcionários, interagindo com eles, verificando os problemas das operações, capacitando-os e incentivando-os a cuidar das máquinas que utilizam.

Poderá ajudar também na inovação, implantando novas ferramentas agrícolas, seja na área financeira ou operacional.

Pela experiência, o consultor pode identificar pontos de perdas e realizar melhorias, gerando maiores lucros ao final da produção. Além disso, pode ajudar na organização dos seus dados, como fluxo de caixa, estoque de produtos, valores de venda e compra de insumos.

Alguns consultores agrícolas te ajudam na negociação da sua safra, verificando preços pagos e qual margem de lucro pode obter.

Há vários modos de um consultor lhe auxiliar! O importante é saber que precisa de melhorias, aceitá-las e, principalmente, querer realizar as mudanças. Assim, você pode obter o máximo do consultor para fazer crescer sua empresa rural!

ferramenta diagnóstico de gestão agrícola, teste agora

Conclusão

A contratação de consultor agrícola é um auxílio para iniciar melhorias na fazenda, conseguindo melhor organização do trabalho.

Mas você precisa estar disposto a realizar mudanças antes de contratar um profissional do tipo!

Mostramos aqui os vários serviços prestados por um consultor, como apoio na área financeira, administrativa ou operacional da fazenda. Também abordamos as perguntas que vale a pena você se fazer para decidir pela contratação ou não desse profissional.

Caso opte pela consultoria, busque alguém que te passe confiança, aprenda o máximo que puder e não tenha medo de tirar dúvidas. Assim, as chances de uma parceria bem sucedida são maiores!

>> Leia mais:

“Consultora economiza R$ 70 mil em utilização de insumos”

Qual área da sua fazenda você tem mais dificuldade de gerenciar? Já cogitou fazer a contratação de um consultor agrícola para lhe auxiliar? Adoraria ler seu comentário aqui!

Comentários

  1. lucas Silveira mourao disse:

    Bom dia!
    Adquiri uma fazenda em curvelo MG e não sei por onde começar.
    Preciso contratar um consultor agrícola para me auxiliar. Vocês sabem alguma empresa ou consultor que atendem na minha região?
    Obrigado

    1. Raíssa Natasha Ciccheli disse:

      Olá, Lucas
      Sou da comunicação da Aegro.
      Temos um portal de consultores parceiros, inclusive um atende em MG. Veja mais sobre ele aqui e entre em contato: https://portal-consultores.aegro.com.br/2021/03/30/sj-consultoria/

      Agradecemos por nos acompanhar e sucesso em sua fazenda!
      Abraço 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Banner de teste grátis do Aegro na cor verde com uma imagem no meio de uma máquina trabalhando no campo