
Carregando...
Rayssa Fernanda dos Santos - 10 de setembro de 2019
Atualizado em 15 de janeiro de 2025
Tratamento de sementes de soja: Opções de produtos para diferentes pragas, como fazer o tratamento na fazenda e outras dicas para assegurar altas produtividades!
O tratamento de sementes é uma prática que vem sendo utilizada por um número cada vez maior de sojicultores.
Essa técnica é forte aliada para o estabelecimento do estande adequado da lavoura, refletindo, é claro, em maior produtividade.
Mas você sabe quais os principais cuidados para realizar essa técnica com sucesso em sua área?
Confira neste artigo dicas para que o tratamento de sementes de soja seja realizado de forma correta e traga melhor resultado para você!
Índice do Conteúdo
A produção de soja no país vem crescendo consideravelmente nos últimos anos. Deste modo, a utilização de boas práticas de manejo é fundamental para garantir altas produtividades.
O manejo correto do solo, utilização de sementes de alta qualidade, a época de semeadura e a utilização correta de herbicidas são essenciais para o sucesso de sua lavoura de soja.
Contudo, muitas vezes a semeadura da soja não é realizada em condições ótimas, comprometendo o estabelecimento da lavoura do estande inicial. Assim, é necessário muitas vezes realizar a ressemeadura.
Nessas situações, o tratamento de sementes de soja entra como um forte aliado, sendo considerado um manejo preventivo!
Mas, afinal de contas, o que é tratamento de sementes?
O tratamento de sementes é a aplicação de produtos/substâncias sobre as sementes, sejam eles defensivos químicos e/ou biológicos, que preservem o desempenho das sementes, permitindo que elas expressem seu potencial.
Essa técnica é como uma garantia adicional ao produtor, auxiliando no estabelecimento do estande inicial das plântulas, principalmente em condições adversas.
Na prática, o tratamento com produtos vai proteger a semente do contato inicial com o solo até a fase inicial de formação das plantas.
O primeiro passo antes de definir qual inseticida será utilizado em seu tratamento, é identificar quais as principais pragas que afetam a cultura.
Além disso, você deve se atentar a alguns fatores como:
Com essas informações em mãos, você poderá escolher qual o melhor inseticida a ser utilizado contra o ataque dessas pragas em sua lavoura.
Isso irá proporcionar melhor manejo e minimizar o custo com produtos.
Quando for escolher seu inseticida, leve em consideração o modo de ação, espectro de controle e se o mesmo pode causar fitotoxidade à semente.
Inseticidas sistêmicos (por exemplo: fipronil, imidacloprido + tiodicarbe e clorantraniliprole).
Inseticidas neonicotinóides. Eles podem ajudar a reduzir ou retardar o estabelecimento da praga.
Inseticidas sistêmicos (ex: clorantraniliprole).
Antes de escolher seu inseticida, não deixe de consultar seu engenheiro agrônomo!
As doenças são um grande problema na produção de soja, podendo diminuir consideravelmente o potencial produtivo da cultura.
Deste modo, identificar qual o melhor tratamento de sementes de soja é fundamental para garantir o estabelecimento do estande inicial e maior rentabilidade.
O primeiro passo antes de escolher qual fungicida irá utilizar é realizar a análise sanitária de sua semente.
Assim, você poderá identificar quais patógenos estão presentes em seu lote de sementes e pode escolher com precisão qual o melhor fungicida.
Quando for escolher seu fungicida, leve em consideração: modo de ação, espectro de controle e se o mesmo causa fitotoxidade à semente.
De acordo com a Embrapa Soja, combinar fungicidas sistêmicos com de contato tem sido uma excelente alternativa de controle, já que o espectro de ação da mistura é ampliado pela ação de mais produtos.
Tratamento de sementes com fungicidas: esquema do modo de ação do fungicida de contato (A) e sistêmico (B), quando aplicados isolados
(Fonte: Augusto César Pereira Goulart)
Fungicidas sistêmicos (ex: carbendazim).
Combinação de fungicidas sistêmicos e de contato (ex: carbendazin + thiram ou carboxin + thiram).
De acordo com Pesquisadores da Embrapa, os principais patógenos presentes em sementes de soja podem ser controlados por fungicidas do grupo dos benzimidazóis.
Dentre os fungicidas sistêmicos, carbendazin, tiofanato metílico e thiabendazole são os mais indicados para o tratamento de sementes de soja.
Entre os fungicidas de contato, captan, thiram e tolylfluanid possuem bom desempenho na emergência das sementes.
Fungicidas e doses para o tratamento de sementes de soja
(Fonte: Embrapa)
O tratamento de sementes pode ser realizado de duas maneiras: na fazenda, conhecido como tratamento “on farm”; ou na indústria, chamado de tratamento industrial de sementes “TIS”.
Vamos mostrar aqui um pouquinho de cada uma dessas técnicas.
Para você que prefere realizar o tratamento de sementes de soja em sua fazenda, vamos mostrar 6 dicas para o sucesso da operação:
Opte apenas por produtos registrados para a cultura da soja!
Dê preferência aos produtos que combinem: fungicidas e inseticidas. Contudo, observe se o princípio ativo dos produtos escolhidos controlam as principais pragas e doenças de sua região.
Escolha um local adequado para tratar suas sementes longe de animais e pessoas. Utilize o equipamento de proteção individual.
Use luvas sempre que manusear sementes tratadas. Os produtos utilizados apresentam alto nível de toxidade.
Fique atento ao volume de calda! O indicado é que o volume de calda final não ultrapasse 600 mL/100 Kg de sementes. Isso inclui: produtos + água.
Caso utilize inoculantes, confira algumas orientações sobre essa técnica que já demos aqui no blog: “Inoculação: Todos os tipos e +7 dicas para tirar o máximo proveito dela”
(Fonte: Portal do Agronegócio)
As sementes que recebem o tratamento industrial chegam na fazenda já tratadas. A empresa utiliza-se de máquinas especiais para realizar esse tratamento.
Nesta técnica, o produtor não tem contato direto com o produto e o volume de defensivo aplicado é mais preciso!
Visualmente, já é possível observar a melhor cobertura do produto sobre a semente!
Contudo, no momento da compra, observe se os produtos aplicados na semente são realmente aqueles que você precisa!
E, principalmente, quando foi realizado o tratamento de sementes e quanto tempo essa semente ficou armazenada!
Não deixe de conversar com seu agrônomo!
Antes de iniciar a semeadura, realize um teste de emergência em um canteiro em sua propriedade.
(Fonte:Agro-sol)
Atualmente inúmeros produtos são indicados para o tratamento de sementes de soja. Vamos mostrar aqui alguns deles!
A utilização desse produto é indicado para pragas como helicoverpa, mosca-branca (Bemisia tabaci), Coró-da-soja (Liogenys fuscus), vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa), dentre outras.
É composto por dois inseticidas: ciantraniliprole e tiametoxam. Proporciona maior espectro de controle de pragas e tem efeito residual prolongado.
A utilização desse produto é indicado para nematoide das galhas (Meloidogyne incognita); nematoide das lesões (Pratylenchus brachyurus); mancha púrpura da semente (Cercospora kikuchii); podridão de esclerotinia (Sclerotinia sclerotiorum); fusariose (Fusarium pallidoroseum); coró-da-soja (Liogenys fuscus); vaquinha-verde-amarela (Diabrotica speciosa), dentre outras.
Esse produto oferece ao produtor tripla proteção. É composto por nematicida, fungicida e inseticida abamectina + fludioxonil + metalaxil-M + tiabendazol + tiametoxam, o que garante amplo espectro de controle.
A utilização desse produto é indicada para antracnose (Colletotrichum dematium var. truncata); broca do colo (Elasmopalpus lignosellus); coró-da-soja (Phyllophaga cuyabana); vaquinha-verde-amarela; mancha púrpura da semente; podridão seca (Phomopsis sojae), dentre outras.
Oferece ao produtor inseticida e fungicida: fipronil + piraclostrobina + tiofanato-metílico, com a mistura de produtos de contato e sistêmico, proporcionando alto espectro de controle.
A utilização deste produto é indicada para vaquinha-verde-amarela; broca do colo (Elasmopalpus lignosellus); nematoide das galhas; nematoide das lesões, entre outras.
Oferece ao produtor inseticida e nematicida: tiodicarbe + imidacloprido. Essa mistura de produtos proporciona alto espectro de controle.
Essas são algumas das muitas opções de tratamento químico com fungicidas, inseticidas e nematicidas disponíveis no mercado.
Além desses produtos comumente utilizados você pode optar em inserir em seu tratamento de sementes:
O custo com o tratamento de sementes pode variar de acordo com a região!
De modo geral, os custos para o tratamento de sementes de soja representa de 1,5% a 3% dos custos totais.
Contudo, pelos benefícios e garantia de um bom estabelecimento da cultura, esse custo não é alto.
Antes de optar pela utilização dessa técnica, realize os cálculos de custo e verifique qual é a melhor opção para sua propriedade!
Neste artigo vimos a importância do tratamento de sementes de soja e como ele pode aumentar a produtividade de sua lavoura.
Você conferiu quais os tipos e tratamentos mais utilizados e os custos relacionados a essa prática. Também apresentamos orientações de como escolher o tratamento correto!
Espero que com essas dicas você alcance ainda mais sucesso em sua empresa rural!
>> Leia mais:
“Soja RR: Tire suas dúvidas e consiga melhores resultados”
“Como escolher as melhores cultivares de soja para sua lavoura”
“Soja precoce: Entenda mais sobre e escolha sua cultivar“
Você realiza o tratamento de sementes de soja em sua fazenda? Quer saber mais sobre o assunto? Adoraria ver seu comentário!