Custos na gestão agrícola: Como controlar melhor as despesas da fazenda e diminuir gastos utilizando tecnologia.

Sempre pensamos em reduzir custos sem abrir mão da qualidade e da produtividade. 

Para conseguir isso, temos algumas ferramentas que nos ajudam. Você que atua no agronegócio, já pensou em investir em um software de gestão agrícola? 

Com a automação de processos proporcionada por um software para gestão de fazendas, você ganha agilidade no registro, consulta as informações e otimiza as rotinas e tarefas da equipe.

Além disso, tem mais organização, controle e clareza na visualização de dados, com acompanhamento diário e em tempo real. Isso facilita o planejamento agrícola e a tomada de decisão.

Por isso, preparamos este artigo sobre como reduzir custos na sua empresa rural com um software de gestão agrícola. Confira!

Por que ter o controle de custos na gestão agrícola com um software?

Os custos na gestão agrícola envolvem a tomada de decisões da sua empresa rural. Por isso, é importante calcular o custo de produção agrícola, que são as despesas que ocorrem na lavoura para obter a produção.

Para isso, é importante ter todos os registros de contas e atividades detalhadamente, inclusive os custos fixos e custos variáveis.

Realizar uma boa gestão agrícola, pensando em reduzir custos, não é uma tarefa fácil. Mas você pode utilizar softwares agrícolas para te auxiliar nesta tarefa.

Você percebeu, por exemplo, que na última safra o resultado ficou abaixo do esperado e que precisa reduzir custos de produção. Mas como resolver esse problema?

Se você conta apenas com registros dos custos e atividades da safra na memória, fica difícil identificar e decidir o que deve ser modificado para reduzir custos na gestão agrícola. 

Agora, se você tem anotações manuais ou registros em planilhas, esses dados podem te ajudar a tomar a decisão certa para a redução de custos… Mas isso exige um pouco de trabalho, pois é preciso anotar todos os dados e também analisá-los.

Como a gestão das atividades agrícolas envolve diversos dados, muitas planilhas podem gerar confusão na tomada de decisão.

Qual software rural utilizar para reduzir custos na gestão agrícola?

Conte com um software agrícola que integre gestão operacional, técnica e financeira. Isso permite que você saiba exatamente para onde está indo cada centavo aplicado e cada custo da sua empresa rural.

Também fique atento para softwares que podem oferecer gráficos e uma visão da fazenda que nenhuma planilha agrícola consegue.

Custos na Gestão Agrícola

(Fonte: SNA)

Com um software de gestão agrícola, você pode visualizar facilmente todas as informações sobre sua propriedade como: gastos com insumos; estoques; o que está definido em cada talhão; sementes; fertilizantes; aplicação de defensivos agrícolas; cálculo do custo e outros. 

E, com essas informações, você pode analisar todos os dados do seu negócio. 

Levando em consideração esses dados, fica mais fácil decidir quais custos devem ser reduzidos ou onde você deve colocar mais investimento, entre outras decisões estratégicas da empresa rural.

Confira mais algumas vantagens com um software na gestão agrícola de custos:

Vantagens de contar com um software rural

Um bom software agrícola para sua fazenda é aquele que oferece funções que colaboram para seu trabalho, dando resultados cada vez melhores. 

Contar com um programa de gestão rural completo e eficiente, capaz de auxiliar do planejamento à colheita, é o caminho para reduzir custos sem perder qualidade e produtividade.

Algumas vantagens que bons softwares agrícolas oferecem são:

  • Ganho de tempo;
  • Dados armazenados normalmente na rede e não apenas no seu computador;
  • Agilidade na obtenção de dados;
  • Redução de perdas de dados agrícolas;
  • Facilidade na administração de custos;
  • Visualização de gráficos e indicadores impossíveis de se obter em planilhas agrícolas;
  • Rapidez no acesso às informações armazenadas.

Controle seus custos na palma da mão

O que estamos mostrando a você é que com um software agrícola, como o Aegro, você leva sua propriedades no bolso! É possível ter acesso a todas as informações e dados que precisar, a qualquer momento, e em qualquer lugar. 

E é o usuário principal (seja o proprietário da fazenda, gerente ou consultor) quem decide a que funções o restante da equipe terá acesso, quem poderá registrar ou alterar dados.

O pessoal que vai a campo não precisa ter acesso à área de contas, por exemplo. Esse acesso pode ficar acessível somente para quem cuida da parte financeira.

Exemplo de criação de perfis no Aegro. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores aqui.

A tela do painel de controle da safra mostra diversas informações disponíveis para o produtor: produtividade esperada, cultivares que serão semeados, comparação de custos orçados e realizados, etc.

Você pode ver também a evolução atual do plantio e da colheita, observações registradas diretamente do campo utilizando o aplicativo e uma agenda das próximas atividades.

aegro

Aegro: Software de gestão agrícola que traz visão global da lavoura

Aegro é um sistema simples de usar e altamente eficiente, focado no processo produtivo, que dá acesso rápido às safras que estão sendo trabalhadas no momento. 

O software foi construído com produtores rurais e agrônomos para criar uma solução totalmente pensada para a sua rotina. Nós já ajudamos mais de 4 mil usuários, com mais de 1,5 milhão de hectares monitorados.

O Aegro permite que você consulte o histórico de outras safras sem precisar procurar e abrir outros arquivos ou programas. 

Ou seja, além de otimizar o trabalho e facilitar a tomada de decisão, o software ainda proporciona um aprendizado: você fica atento para não repetir o que já foi provado que não dá certo.

O Aegro oferece: 

  • Gestão de patrimônio e máquinas;
  • Planejamento e controle de operações agrícolas;
  • Gestão financeira;
  • Comercialização;
  • Monitoramento de pragas

Você pode, por exemplo, registrar e ter informações sobre as despesas; receitas; fluxo de caixa; conta bancária; extrato e nota fiscal. Essas informações te auxiliam na redução de custos na gestão agrícola do seu negócio.

Gestão de custos rápida e fácil com Aegro. Quer saber mais? Fale com um de nossos consultores aqui.

Outro exemplo dessa visão global que temos com o Aegro é a visualização das operações agrícolas por áreas.

O software apresenta todas as áreas que integram a safra atual e mostra as atividades planejadas, separadas por progresso ou por tipos: preparo do solo; semeadura; adubação e cobertura; aplicação de defensivos agrícolas, irrigação e colheita.

Dessa maneira, você pode visualizar com rapidez o que está planejado e o que já foi realizado.

É possível ver o que está no período certo para ser concluído e se há atividades atrasadas – incluindo possíveis ações que ainda não têm planejamento bem definido.

aegro

Além disso, o software também disponibiliza indicadores e relatórios de maneira objetiva e prática. 

Assim fica mais rápido e fácil analisar a fazenda quando precisar tomar uma decisão ou avaliar a saúde do seu negócio.

aegro

Aegro é o aplicativo que fala a língua do campo. Teste por você mesmo o sistema de gestão agrícola Aegro. Temos algumas opções grátis para você começar agora:

  • Computador (tempo limitado – clique aqui)
  • Celular Android (aplicativo gratuito – clique aqui)
  • Celular iOS (aplicativo gratuito – clique aqui)
  • Utilize seus Pontos Bayer para contratar a versão completa do Aegro (clique aqui).

Para a versão completa, fale com um de nossos consultores aqui!

Conclusão

Há muitas atividades e custos envolvidos para a obtenção do produto agrícola, o que torna a gestão agrícola muito importante para a sua empresa rural.

Para te auxiliar com esta tarefa e reduzir custos na gestão agrícola, vimos que você pode utilizar um software rural.

Abordamos neste artigo as possibilidades trazidas pelos softwares e as vantagens da sua utilização.

Por isso, utilize um software agrícola na sua propriedade e melhore sua gestão!

>> Leia mais: “5 maneiras de melhorar seu gerenciamento rural

>> Leia mais: “Como utilizar a entressafra de maneira produtiva em sua fazenda

Como você realiza a gestão agrícola da sua empresa? Você utiliza softwares agrícolas? Adoraria ver seu comentário abaixo.