Planilha de custo de produção por hectare: entenda o passo a passo para você controlar os gastos de sua propriedade e ainda ganhe uma planilha modelo grátis!
É, meu amigo, não é fácil trabalhar de sol a sol e chegar o fim do mês com a conta sem fechar. Mas você já se perguntou onde é que está indo todo esse dinheiro?
A falta de controle do custo de produção pode levar à ilusão da lucratividade quando, na verdade, se está no vermelho.
Pensando nisso, fiz um passo a passo de como controlar seu custo por hectare a partir de um kit gratuito com uma planilha modelo para você começar a controlar suas finanças. Acompanhe!
Índice do Conteúdo
A importância de controlar os custos de produção
Toda propriedade agrícola deve ser encarada como uma empresa rural, independentemente do porte.
Como em toda empresa, a organização dos processos e controle das finanças é fundamental para o sucesso do empreendimento.
Dentre os aspectos que merecem atenção está o controle dos custos de produção.
Esse controle deve ser feito de maneira simples, anotando tudo em um caderno ou de forma mais organizada, utilizando uma planilha de custo de produção por hectare, por exemplo.
Confira a seguir, como montar uma planilha para controlar seus custos de produção.
Passo a passo para uma planilha de custo de produção por hectare
Existem várias maneiras de criar uma planilha de custo de produção, com mais ou menos detalhamento. O importante é que ela reflita a realidade de sua propriedade, englobando os custos de todas as atividades realizadas.
Para te auxiliar nisso, montamos um kit gratuito com uma planilha modelo para que você possa acompanhar os procedimentos a seguir e ainda fazer a comparação com os custos de outras propriedades do Brasil. Faça o download gratuito clicando aqui.
1. Organize suas informações
Organize as informações de cada atividade que você realiza. Veja na figura abaixo que na nossa planilha modelo podemos inserir a cultura, o ano, se é safra ou safrinha e a área de plantio.

Repare que temos o custo total da safra e por hectare, além de cada tipo de custo separado e sua contribuição para o total.
O gráfico também facilita a visualização dos dados para extrair informações precisas para a tomada de decisão. Do contrário, seriam apenas vários números, em que ficaria difícil ver alguma coisa…
Mas, para chegar nesse resultado, devemos seguir alguns passos. Confira!
2. Comece pelos insumos
Para começar a lidar com os insumos é interessante ter todo o estoque organizado. Já tratei deste assunto em outros textos, se tiver dúvidas, confira nosso texto sobre gerenciamento rural.
Com tudo em ordem, basicamente deve ser contabilizado quais os insumos e a quantidade utilizada para cada atividade.
Por exemplo, quanto de calcário foi usado em cada área, quanto e qual tipo de adubo foi utilizado, quais vacinas foram gastas com o gado… e por aí vai.
Desta forma fica simples e é só inserir na planilha.

Observe que a planilha trabalha com os valores por hectare e apresenta o total gasto, mas os insumos são a parte mais fácil de controlar… Vamos ao restante.
3. Custo das operações
O uso de cada insumo geralmente está atrelado a uma ou mais operações agrícolas. Assim, cada insumo tem um custo associado: da operação para aplicá-lo ou utilizá-lo.
Cada etapa, do plantio à condução da lavoura, demanda uma série de operações. Listadas essas operações, calcule o custo de cada uma delas. Deixe a colheita para uma aba, para o caso de ser terceirizada.

Para isso, precisamos saber o tempo gasto (horas máquina/ha) para cada operação e o custo unitário de hora por hectare (R$/ha). Além disso, o maquinário precisa de manutenção e também gera custos.
Horas máquina por hectare
Na tabela abaixo, segue a nossa sugestão para estimar as horas gastas por hectare para as operações agrícolas.

É lógico que se a realidade de sua fazenda for outra, ou a eficiência maior, sinta-se livre para alterar esses números. Mas tenha muita certeza dos valores antes de alterá-los.
Custo unitário de hora máquina por hectare
Cada hora trabalhada tem um custo associado. Aqui devemos levar em conta a quantidade de diesel gasta, o valor desse combustível e o salário do operador.
Isso varia de propriedade para propriedade, então cabe a você adaptar a planilha às suas condições. Aqui no Blog do Aegro nós já explicamos em detalhes como saber o custo operacional de máquinas agrícolas. Confira!
Custo com manutenção de máquinas
Sugerimos que você utilize um número médio de manutenções realizadas a cada safra ou a cada ano e o custo médio dessas operações.
Leve em consideração troca de óleo, peças, etc. Tudo entra nessa conta e quanto mais detalhes, melhor.

A depreciação de máquinas, parte importante e muitas vezes esquecida, será tratada a seguir.
4. Juros de custeio da safra e depreciação de máquinas
Na aba que tratamos com “investimentos” na planilha, colocamos os juros de custeio da safra e depreciação de máquinas. Empréstimos ou verbas referentes a financiamentos também podem ser colocados aqui.

A dica neste momento é não esquecer de levar em conta o valor da alíquota e dividir os custos por ano/safra pela área usada em cada ano, para então obter o custo por hectare.
5. Colheita, transporte e armazenamento
Se a sua colheita for terceirizada, o custo disso deve ser computado junto com os outros custos referentes a serviços como transporte, silos, etc.
Assim como nos casos anteriores é necessário verificar a quantidade de horas necessárias para cada operação e o preço pago por cada hora.

Um passo a mais no controle de custos por hectare
Este kit com a planilha que disponibilizamos para download é um modelo para o controle de custo de produção por hectare. Ao explorá-la, você vai notar que utilizamos valores médios e alguns arredondamentos para o cálculo.
Como a planilha é aberta, o ideal é que você mude os valores para a realidade da sua propriedade para ter uma representação fiel do que está ocorrendo.
Caso sua fazenda já utilize planilhas, você tenha muitas informações ou ainda necessite de um detalhamento maior, somente esta planilha de custo de produção por hectare não será o suficiente.
Talvez seja o caso de começar a utilizar um software de gestão agrícola, como o Aegro.
Com este sistema de controle é possível integrar todas as suas finanças, com detalhamento para cada atividade e ainda organizar as operações e o estoque de sua fazenda.
As informações são agregadas e de fácil visualização, possibilitando maior controle na tomada de decisão.
O Aegro oferece ao empresário rural (produtores, consultores, engenheiros agrônomos):
- Gestão de patrimônio e de máquinas;
- Operações agrícolas;
- Gestão financeira e comercialização;
- Monitoramento integrado de pragas – MIP;
- Integração com o Climatempo;
- Cotação de seguro rural;
- Anotador – ferramenta para os lançamentos do LCDPR;
- Imagens de satélite e NDVI;
- Entre outras funções para o controle da fazenda.
É possível testá-lo de forma gratuita, por meio de:
- Computador (tempo limitado – clique aqui);
- Aplicativo para celular Android (clique aqui);
- Celular iOS (clique aqui).
O seu custo de produção por hectare está muito alto?
Depois de calcular o seu custo de produção com o auxílio da planilha ou software, pode ser que você comece a questionar se não está gastando além do que deveria durante a safra.
A melhor forma de solucionar essa dúvida é comparando os seus números com os números de fazendas que estão próximas de você. Caso as despesas da sua lavoura estejam acima da média, talvez seja a hora de repensá-las.
Para fazer uma análise de mercado rápida e entender melhor o seu cenário, recomendo que você utilize nosso kit comparativo de custos de safra, que permite a comparação com outras fazendas do Brasil.

Ele reúne dados confiáveis de órgãos como a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) para te oferecer um comparativo geral de resultados por cultura e região.
Assim, você confere se produziu e gastou mais ou menos que os seus vizinhos.
Sem dúvida, as informações da Conab vão te ajudar a identificar oportunidades de melhoria no seu processo produtivo e aumentar a competitividade da sua lavoura.
Conclusão
Ao longo do texto você conferiu a importância de se organizar e controlar os custos de produção por hectare de sua propriedade.
Conhecendo as finanças é possível identificar onde melhorar e qual atividade não está dando lucro.
Para isso, pode-se contar com a ajuda de planilhas de controle de custos, como esta que foi disponibilizada para baixar e com o passo a passo de como fazer.
Em alguns casos, um software de gestão agrícola pode facilitar ainda mais a sua vida.
Fato é: não deixe de controlar seu custo por hectare. Isso pode definir o sucesso ou o fracasso do seu negócio.
Como você controla os gastos de sua propriedade? O que achou dessa planilha de custo de produção por hectare? Deixe suas dúvidas e sugestões abaixo. Grande abraço e até a próxima!
Meu nome é Calisto Castelo Amosse, com email:amosse.cc@gmail.com, Moçambicano e residente em Maputo.
Sou principiante na actividade de agricultura, estou a dedicar-me na produção de tomate e pimentos. Tenho tido dificuldades no apuramento e sistematização dos meus custos de produção. este é grande motivo da solicitação do apoio nesta matéria, uma planilha de calculo de custos de produção
aguardo ansiosamente da vossa ajuda
Sds
Calisto
Olá, Calisto
Sou da comunicação da Aegro.
Como estamos mais voltados para grãos e cereais, não temos conteúdos para cultura do tomate. Mas pode ser que a planilha te ajude de alguma maneira, para baixá-la acesse por aqui: https://conhecimento.aegro.com.br/planilha-controle-custos-safra
Obrigada por nos acompanhar,
Abraço!