Smart farming: entenda o que é e confira algumas ferramentas que podem melhorar desde a aplicação de insumos até a análise de resultados da sua propriedade.
Uma fazenda inteligente é aquela que adota tecnologias que permitam ao produtor acompanhar as atividades do negócio rural de forma digital, em tempo quase real e gerando dados que embasam uma tomada de decisão rápida e assertiva.
Assim, ele tem condição de entender qual máquina é mais eficiente na lavoura e como melhorar a aplicação de insumos para economizar com os defensivos, por exemplo.
Com tanta tecnologia disponível – e cada vez mais acessível – no mercado, algumas se destacam. Confira a seguir as dicas para tornar sua propriedade uma smart farming!
Índice do Conteúdo
O que é Smart Farming ou fazenda inteligente?
O termo smart farming significa fazenda inteligente ou agricultura inteligente e está relacionado ao uso de tecnologias avançadas no campo. O objetivo de tornar a fazenda inteligente é ter mais dados e informações relevantes da empresa rural para facilitar a tomada de decisão, otimizar as operações e melhorar a produtividade.
Com apoio das ferramentas certas, as atividades da fazenda ficam mais rápidas e precisas. Isso proporciona economia de tempo operacional e de dinheiro, quando se evita comprar mais do mesmo produto que já está em estoque, por exemplo.
A agricultura conectada é uma tendência real e as soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio estão cada vez mais acessíveis, sendo que algumas delas merecem destaque:
- manejo da irrigação com uso de internet das coisas (IoT);
- sistemas de gestão agrícola;
- sensores, drones e satélites;
- monitoramentos das lavouras usando sensoriamento remoto;
- aplicativos e plataformas que trabalham com dados georreferenciados.
Muitos aplicativos e ferramentas também já funcionam offline, ou seja, sem conexão com a internet, sendo muito úteis para a coleta de dados em locais que ainda não há conectividade.
A seguir, listei as principais tecnologias para uma smart farming:
5 ferramentas para tornar sua fazenda inteligente
1 – Telemetria
Sensores acoplados às máquinas agrícolas permitem ter controle das operações em tempo real. Com as máquinas conectadas, é possível ajustar as operações ainda em campo.
Inúmeros softwares e plataformas agrícolas geram relatórios personalizados que podem ser analisados para otimização das operações.
Por meio das ferramentas de telemetria é possível saber qual máquina é mais eficiente, bem como custos com combustível, quebra de peças, manutenções e eficiências operacionais, deixando a fazenda mais tecnológica.
>> Leia mais: “Big data no agronegócio: a revolução dos dados”
2 – Robótica, drones e sensores
Robôs, drones e sensores estão cada vez mais presentes no campo. Hoje, por exemplo, já é possível enxergar manchas provenientes de pragas e doenças na lavoura com imagens de satélite ou de drones.

(Fonte: Horus Aeronaves)
Com as escalas de produção e o tamanho das fazendas cada vez maiores, os sensores ajudam a entender corretamente o que acontece em cada porção da lavoura.
A utilização desses equipamentos de robótica, drones e sensores permite:
- aumento da eficiência produtiva;
- levantamento massivo de dados do campo;
- geração de mapas de atributos específicos das lavouras;
- otimização da aplicação de insumos;
- entendimento correto do que ocorre nas lavouras.
Por meio do auxílio de sensores é possível coletar uma quantidade muito grande de dados e tomar decisões mais assertivas.
Alguns equipamentos presentes no mercado, como sensores de condutividade elétrica e sensores de biomassa, coletam dados a cada 1 segundo no campo. Isso facilita uma cobertura maior das áreas de interesse da fazenda, permitindo a criação de mapas mais fidedignos das áreas.
3 – Softwares de Agricultura de Precisão
A Agricultura de Precisão é um conceito que entende que as lavouras não são uniformes e busca explorar essas manchas visando maior retorno econômico.
Hoje temos softwares gratuitos, como QGIS, que permitem que sejam criados mapas de fertilidade, mapas de produtividade e mapas gerais das fazendas, otimizando as aplicações de insumos.
Temos também algumas plataformas nacionais como Falkermap, Mappa, Inceres, que fornecem planos pagos que auxiliam quem não possui experiência em geoprocessamento dos dados.
4 – Aplicativos gratuitos
Alguns aplicativos também podem se tornar importantes ferramentas para deixar sua fazenda inteligente! E o melhor de tudo: têm zero ou baixo custo para utilização no celular.
Separei alguns aplicativos gratuitos que você deve conhecer e utilizar em sua empresa rural:
- C7 GPS Dados: aplicativo para coleta de solo ou dados georreferenciados nas lavouras;
- Navegador de Campo: aplicativo de direção, com linhas paralelas para agricultura de precisão, mensuração de áreas, criação de linhas paralelas para aplicação;
- Google Earth: contém imagens de satélite do mundo todo, auxiliando no desenho de fazendas, talhões e separação de áreas;
- Climatempo: permite ter acesso à previsão do tempo para 15 dias, mapa de raios, radar meteorológico;
- AgroMercado: o produtor rural também precisa ficar atento às cotações agropecuárias e, nesse aplicativo, é possível selecionar as culturas favoritas;
- Pasto Certo: também voltado para a pecuária, é um app com informações completas sobre os principais tipos de pasto do país, os cuidados e a melhor utilização de cada um deles.
Existe uma infinidade de aplicativos gratuitos e pagos que podem ser aplicados no campo para agregar valor e otimizar os manejos realizados.
Selecione os que mais atendem às demandas da sua fazendas e que farão com que os objetivos sejam alcançados mais rapidamente.
5 – Softwares de gestão
Um software de gestão da fazenda agrega dados estratégicos que ajudam você a propor melhorias na propriedade e ganhar eficiência.
O Aegro, por exemplo, une as rotinas do campo e do escritório para te oferecer uma visão completa do processo produtivo.
Informações de manejo, maquinário, estoque e contas a pagar ficam centralizadas em um sistema fácil de usar.
Assim, você consegue gerar relatórios detalhados de custo e rentabilidade para analisar a saúde do seu negócio rural.
Outra vantagem do Aegro é que ele está disponível para computadores e celulares. No celular, o app funciona mesmo sem internet.
Além disso, a sua equipe pode acessar o software simultaneamente e trabalhar de forma muito mais sincronizada.
Veja algumas funcionalidades que o Aegro integra:
- gestão agrícola;
- controle financeiro;
- gestão operacional;
- monitoramento de pragas;
- imagens de satélite;
- previsão climática.

Conclusão
As ferramentas de agricultura digital estão cada vez mais presentes nas fazendas brasileiras.
Atualmente temos ferramentas, aplicativos e softwares para cada tipo, tamanho ou objetivo da propriedade.
As otimizações estão muito relacionadas com as tecnologias empregadas nas fazendas e não se adaptar às tendências pode significar estar fora do mercado.
As fazendas digitais serão cada vez mais tecnificadas com o auxílio de softwares e sistemas de manejo diferenciados, que devem sempre prezar por ganhos em produtividade e se adequar à sustentabilidade do sistema.
>>Leia mais:
“Quais os impactos da nanotecnologia na agricultura?”
“Saiba aproveitar ao máximo os programas de pontos do produtor rural”
“5 formas de implementar a automação agrícola na sua fazenda”
“Blockchain na agricultura: conheça as 3 principais funções e seus benefícios”
“Sustentabilidade no campo: veja como adotar as práticas”
Você utiliza algumas dessas ferramentas de smart farming para deixar sua fazenda inteligente? Quer conhecer melhor o Aegro? Fale com um de nossos consultores aqui!