
Carregando...
Luis Gustavo Mendes - 12 de março de 2019
Atualizado em 30 de janeiro de 2025
Tecnologia no campo: saiba a importância, como ela evoluiu, principais ferramentas, o que ela proporciona e principais benefícios.
Para evoluir e ser competitiva, a propriedade agrícola precisa se adaptar e melhorar processos.
O avanço da tecnologia na agricultura, com uso de ferramentas como GPS, integração de maquinários, softwares para gestão agrícola e outras ferramentas inovadoras permitem o aumento da eficiência de processos e da produtividade geral.
Nesse artigo, veja as principais tecnologias que podem ser usadas nos processos do campo e todas as suas vantagens. Boa leitura!
Índice do Conteúdo
A tecnologia no campo consiste no uso de equipamentos e técnicas mais modernas na propriedade. Produtores rurais que não abrem espaço para tecnologias, máquinas modernas e sistemas automatizados dependem de informações sem fundamento.
Isso compromete completamente as atividades e a produtividade da lavoura. A modernidade te ajuda a fazer a gestão da fazenda e do campo, além do monitoramento da produção, do estoque, distribuição, comercialização e processamento.
Elas te ajudam a ter maior controle de qualidade das atividades diárias, tanto suas quanto dos seus funcionários.
A maior importância do uso da tecnologia no agronegócio está ligada ao fato de aumentar a eficiência do trabalho, o que te dá mais tempo para atuar no campo.
O uso de recursos desnecessários também é diminuído pela tecnologia, reduzindo também os riscos da atividade, aumentando a produtividade e a margem de lucro da fazenda.
Muitas das tecnologias hoje utilizadas no campo vem de avanços em outras áreas que foram adaptados à agricultura.
Por exemplo, antes da tecnologia a aração da terra era feita manualmente. Em seguida, passou a ser feita com o uso de tração animal, e depois através de motores em tratores acoplados a implementos agrícolas.
Hoje, esse processo acontece sem necessidade de operação humana. Tudo é feito pela automação agrícola, com máquinas ligadas ao GPS.
Os motores e o GPS não foram inventados para a agricultura, mas foram adaptados para uso nessa atividade.
Dentre os principais avanços tecnológicos implementados na agricultura ao longo do tempo, podemos citar:
Hoje, muito se fala da agricultura 4.0, que nada mais é que o conjunto de tecnologias digitais integradas e conectadas através de softwares, sistemas e equipamentos, que colocar a agricultura de precisão em prática, por exemplo, o conjunto de tecnologias digitais integradas e conectadas através de softwares, sistemas e equipamentos, que colocar a agricultura de precisão em prática, por exemplo.
A tecnologia no campo ajuda a aumentar a eficiência, sustentabilidade e produtividade por meio de ferramentas como softwares de gestão, monitoramento remoto com drones e sensores, máquinas automatizadas e agricultura de precisão. Confira mais detalhes:
1. Gestão mais eficiente: Softwares como o Aegro permitem o controle de custos, planejamento de safras, monitoramento de receitas e despesas, além de integrar dados fiscais e financeiros, otimizando a administração da propriedade. Conheça a solução!
2. Monitoramento remoto: Com o uso de drones, imagens de satélite e sensores, é possível monitorar a saúde da lavoura, identificar pragas e doenças, medir índices como o NDVI e tomar decisões mais precisas.
3. Automação de processos: Máquinas agrícolas, como tratores autônomos e sistemas de irrigação automatizados, economizam tempo, reduzem custos e aumentam a eficiência no manejo do campo.
4. Acesso a dados climáticos e previsões: Aplicativos e estações meteorológicas fornecem informações sobre clima, chuvas e temperaturas, ajudando no planejamento do plantio, manejo e colheita, além de mitigar riscos climáticos.
5. Sustentabilidade: Tecnologias que promovem o uso eficiente de recursos naturais, como sistemas de energia solar e gestão inteligente do solo, tornam a produção agrícola mais sustentável.
A tecnologia do campo vem crescendo e trazendo cada vez mais benefícios para quem produz. Ainda assim, pode ser que dúvidas apareçam antes de implementá-la na sua lavoura.
Para te ajudar, veja algumas das grandes vantagens que a tecnologia no agro proporciona para o seu negócio.
Ao conhecer melhor as características específicas das áreas de cultivo e a situação de maquinários, fica mais fácil conhecer os potenciais problemas e antecipar soluções.
Por exemplo, você pode saber se vai ser ou não necessário irrigar um talhão em casos de risco de déficit hídrico. Você também pode saber a hora certa de aplicar defensivos, a depender dos sinais de infestação de pragas ou doenças.
O uso de máquinas inteligentes conectadas a sistemas de localização permite que as atividades sejam executadas com maior precisão e menor risco de falha humana.
Por exemplo, essas tecnologias para o campo evitam a necessidade de replantio por falha de distribuição de sementes. Os riscos disso acontecer são bem menores quando se utiliza um maquinário mais tecnológico. O piloto automático é uma dessas tecnologias.
Ao tornar processos mais eficientes, há diminuição no desperdício e aumento na economia em diversos recursos.
Ao conhecer as necessidades específicas da lavoura por um determinado nutriente, você evita riscos de aplicação exagerada e consequente overfert. Além disso, ao diminuir retrabalho, há economia de combustível e mão de obra.
Uma atividade mais eficiente diminui a chance de perda de produção por fatores externos e diminui o risco da atividade para quem a realiza.
Além disso, você pode monitorar as atividades feitas na fazenda pela localização de máquinas e check-lists. Isso aumenta o controle e a organização do seu negócio, além de facilitar o planejamento.
Ao utilizar métodos de localização e aplicação de maior tecnologia, a tendência é diminuir a influência da heterogeneidade de recursos, como solo, água e clima.
Assim, é viável homogeneizar e aumentar a produtividade da área como um todo.
As inovações tecnológicas no campo têm novidades a cada dia. Atualmente, as mais utilizadas no campo são a agricultura de precisão, sensores, drones e automação de máquinas, GPS, robótica, biotecnologia, big data e softwares. Veja mais sobre eles:
A agricultura de precisão é o uso de tecnologias e ferramentas avançadas para analisar as condições das áreas cultivadas. Isso é feito através da variabilidade do solo e do clima, e te ajuda a tomar decisões mais acertadas.
O uso dessas ferramentas em combinação aumenta a eficiência dos processos. Muitos agricultores brasileiros praticam a agricultura pela média, utilizando diagnósticos mais simples e recomendações únicas para a fazenda toda.
Porém, as fazendas e os talhões não são uniformes. Assim, a agricultura de precisão envolve um manejo diferenciado das lavouras, considerando suas desuniformidades.
Novas ferramentas possibilitam explorar detalhadamente as manchas dentro das lavouras e ver se elas se repetem ao longo dos anos ou se estão sempre nos mesmos locais.
Para isso, é crucial ter acesso à caracterização da propriedade de maneira rápida e precisa, seja das condições de clima, solo, maquinários e plantas.
O uso de sensores na agricultura para monitoramento de características da lavoura é cada vez mais presente. Hoje você pode medir automaticamente muitos parâmetros do solo, planta, clima e até mesmo de seus maquinários.
Isso aumenta a capacidade de mapeamento de problemas e a proposição de soluções específicas, seja em manutenção de máquinas, controle de estresses bióticos e abióticos, etc.
Existem sensores que são mais e menos invasivos. Alguns são utilizados em contato com a planta, enquanto outros podem medir à distância, através do sensoriamento remoto.
Sensores acoplados a máquinas ou drones te ajudam a monitorar as áreas específicas da lavoura. Para aumentar o alcance e eficiência da atividade de medição de parâmetros, o uso de drones e máquinas autônomas é um grande avanço.
Por exemplo, uma atividade que necessitaria muita mão de obra pode ser feita muito mais rapidamente através de imagens ou dados de sensores. Eles podem ser acoplados a drones ou outras máquinas.
Existem vários tipos de drones no mercado, variando de acordo com preço e autonomia de voo, peso, tecnologia, etc. Drones na pulverização de defensivos também têm sido utilizados.
Ao acoplar as informações obtidas por sensores com a localização das medidas, você consegue gerar mapas detalhados da propriedade.
Os sistemas de localização como o GPS agrícola são atualmente bastante utilizados em propriedades agrícolas e acoplados a muitos maquinários..
Esse mapas, permitem decidir quais áreas necessitam de manejo e qual a urgência, seja para aplicação de defensivos, irrigação, época de colheita, preparo de solo, etc.
A IA na agricultura está transformando o setor ao tornar as operações mais eficientes, sustentáveis e produtivas. Com o uso de sensores, drones, máquinas autônomas e análise de dados, a tecnologia permite uma gestão mais precisa das lavouras.
Com algoritmos avançados, os produtores é possível analisar grandes volumes de dados em tempo real, ajustando suas estratégias conforme as condições climáticas, o solo e o desenvolvimento das plantas.
Isso resulta em um uso mais eficiente da água, fertilizantes e defensivos agrícolas, reduzindo desperdícios e impactos ambientais.
A robótica e a automação agrícola permitem um planejamento de atividades bastante específicas para cada pequena área de um talhão, por exemplo. Isso permite que as atividades sejam aplicadas, o que gera aumento da eficiência.
Para conseguir executar com precisão a recomendação de acordo com as necessidades informadas nos mapas, é necessário o uso de máquinas autônomas. Elas devem exigir o mínimo de atuação humana, com alta eficiência e precisão.
A biotecnologia na agricultura permitiu o melhoramento genético convencional ou por meio de alterações pontuais e transgenia. Isso tem gerado um avanço enorme no ganho de produtividade na agricultura mundial.
Algumas dessas tecnologias são:
Essas tecnologias disponíveis no mercado te ajudam a diminuir as perdas, aumentar a eficiência e produtividade.
O aumento da capacidade de aquisição de dados pelos métodos de sensoriamento gera uma grande quantidade de informação. Isso acontece em combinação com a agricultura de precisão e com avanços da biotecnologia.
Isso é chamado de Big Data, e é usado para compreender as caraterísticas da fazenda e prever atividades futuras.
Hoje, com mais tecnologia no campo, os produtores já contam com ferramentas que auxiliam a interpretação de dados com agilidade.
Assim, a (IoT) Internet das Coisas é uma ferramenta que agrupa diversos equipamentos dentro e fora da fazenda, utilizando redes de dados e facilitando o entendimento da Big Data.
As tecnologias de irrigação inteligente aumentam a eficiência hídrica na agricultura por meio do uso de sensores de umidade do solo, irrigação automatizada, integração com estações meteorológicas, inteligência artificial e imagens de satélite ou drones.
Esses sistemas ajustam a irrigação de forma precisa, reduzindo desperdícios, custos e impactos ambientais.
Com isso, os produtores conseguem otimizar o uso da água, aumentar a produtividade e tornar suas lavouras mais resilientes às mudanças climáticas.
Os sensores de nutrientes e fertilidade monitoram em tempo real a disponibilidade de macro e micronutrientes no solo, permitindo um manejo mais eficiente da adubação.
Utilizando tecnologias como sensores eletroquímicos, ópticos, IoT e inteligência artificial, eles fornecem dados precisos para ajustar a aplicação de fertilizantes, reduzindo custos, desperdícios e impactos ambientais.
Além disso, quando integrados a máquinas agrícolas, esses sensores otimizam a fertilização de forma automatizada, garantindo maior produtividade e sustentabilidade na lavoura.
A adoção de energia renovável no campo está reduzindo a dependência de combustíveis fósseis e os custos com eletricidade.
Fontes como energia solar, eólica e biomassa vêm sendo utilizadas, permitindo que produtores gerem sua própria energia de forma eficiente. Enquanto painéis solares abastecem sistemas de irrigação, cercas elétricas e máquinas agrícolas, enquanto turbinas eólicas aproveitam ventos constantes para gerar eletricidade.
Já a biomassa e o biogás transformam resíduos agrícolas e dejetos animais em energia térmica ou elétrica, promovendo um ciclo sustentável.
Entre os principais benefícios, está a redução de custos operacionais, menor impacto ambiental, maior autonomia energética e o aproveitamento inteligente dos recursos naturais da propriedade.
O uso de softwares de gestão rural é e será cada vez mais importante para evoluir os resultados da lavoura sem gerar prejuízos ao bolso do produtor.
Um bom exemplo disso é o Aegro, um software que facilita a gestão agrícola e financeira da sua propriedade.
Isso porque ele acompanha a evolução da safra direto do campo , oferecendo dados precisos para avaliar a efetividade e o impacto das operações nos custos e, assim, tomar melhores decisões.
Suas soluções digitais também ajudam a controlar desde o estoque disponível até a manutenção de maquinário, evitando imprevistos na operação e melhorando o gerenciamento de recursos físicos e humanos.
Além disso, ele integra diversos recursos de tecnologias agrícolas, alguns já citados neste texto, em um só lugar.
Como é o caso das imagens NDVI e do Monitoramento Integrado de Pragas em um só lugar. Marque uma demonstração e faça um teste GRÁTIS no Aegro!
O uso de drones e satélites de última geração faz parte do dia a dia de muitos produtores. As aquisições de dados agrícolas estão cada dia maiores e mais precisas, possibilitando a criação e interpretação de inúmeras informações.
Portanto, fique de olho nas tecnologias que estão disponíveis no mercado. Essa é a principal forma de você não ficar para trás e evoluir a sua fazenda assim como a tecnologia evolui.
Comece já a pesquisar quais as tecnologias mais adequadas ao seu dia a dia e modelo de produção agrícola. Com certeza, desta forma você obterá ganhos na sua gestão.
>> Leia Mais:
“Conheça 3 principais motivos para investir em inteligência artificial na agricultura”
“O que são mapas NDVI e como consegui-los de graça para sua fazenda”
“NDRE versus NDVI: Qual é melhor para sua fazenda?”
“Quem trabalha no campo, trabalha para todos: Celebre o Dia do Agricultor“
Como você tem utilizado a tecnologia no campo? Já conhecia essas ferramentas que facilitam o seu dia a dia? Adoraria ver seu comentário abaixo!
Atualizo em 24 de junho de 2022 por João Paulo Pennacchi.
João é engenheiro eletricista formado pela UNIFEI e engenheiro-agrônomo formado pela UFLA. Mestre e doutor em agronomia/fisiologia vegetal pela UFLA e PhD em ciências do ambiente pela Lancaster University.