Margem de lucro da fazenda: como calcular margem bruta e líquida, como garanti-las, dicas e muito mais!
A manutenção de um caixa saudável da atividade agrícola é o primeiro passo para uma boa gestão.
É necessário entender, exatamente, para onde está indo o dinheiro, o trabalho e a rentabilidade da sua produção.
A consequência disso é saber se há uma boa margem de lucro no seu negócio rural. Com essa informação, você pode tomar decisões muito mais assertivas.
Neste artigo, veja como obter a margem de lucro do seu negócio e como a tecnologia pode te ajudar nesta gestão. Boa leitura!
O que é margem de lucro?
Margem de lucro é um indicador financeiro muito utilizado para avaliar a saúde financeira das empresas.
O lucro bruto ou líquido são a diferença entre o faturamento obtido com as vendas dos produtos e os custos da sua fazenda.
A margem de lucro, por sua vez, é o percentual obtido da relação entre o lucro bruto ou líquido com a receita total do seu negócio.
Ou seja, ela é a porcentagem do preço de um produto que corresponde ao lucro do negócio.
Ter conhecimento sobre a margem de lucro é imprescindível para o sucesso da empresa rural. Afinal, ela auxilia na formação do preço de vendas dos seus produtos, garantindo a saúde financeira da fazenda.
Como calcular a margem de lucro da fazenda?
Para garantir a margem de lucro da empresa rural, saber apenas o preço de venda do produto final não é suficiente. É preciso ir além.
É necessário conhecer profundamente os custos de produção. Isso é tão importante quanto conhecer os preços de venda do seu produto.
A margem de lucro é afetada pelos custos de produção. Assim, conhecer seu orçamento é fundamental para definir o preço de venda. A partir dessa informação, você saberá qual será o seu lucro.
Nesse momento, contar com a tecnologia é fundamental para fazer contas precisas. Por isso, separamos um kit gratuito com duas planilhas para você.
Com uma, você irá calcular os seus custos de produção. Com a outra, vai comparar seus custos com as fazendas de todo o Brasil. Clique na imagem abaixo para baixar:
O que é o lucro?
O lucro é a diferença entre a receita bruta e o custo total. Ele pode ser líquido ou bruto.
O custo total é composto pelo custo operacional total e o custo de oportunidade sobre todo o capital investido na fazenda.
O período considerado na análise é de um ano. Portanto, é fundamental conhecer a receita bruta e o custo total no mesmo período.
Como calcular o lucro da fazenda
Para calcular o lucro da fazenda, você deve subtrair a receita bruta do custo total de produção:
Lucro = Receita Bruta — Custo Total
Para que a atividade rural seja sustentável no longo prazo, o lucro deve ser positivo.
Este lucro deve ser reinvestido para o crescimento da empresa, garantindo o sucesso econômico da empresa rural no longo prazo.
Cálculo do lucro bruto da fazenda
Agora que você já sabe calcular o lucro da sua fazenda, precisa saber também calcular o lucro bruto. Você vai precisar desse número para calcular a margem bruta da sua propriedade.
Para descobrir seu lucro bruto, você deve calcular:
Lucro bruto = receitas totais — custos operacionais
Cálculo do lucro líquido da fazenda
Você também precisará saber o lucro líquido da sua fazenda. Afinal, irá precisar desse número para encontrar a margem líquida.
Para descobrir, você precisa calcular:
Lucro líquido = receitas totais — custos totais
Margem Bruta
Se você considera o resultado da conta receita — despesa como lucro, pode estar afastando seu negócio do sucesso.
Nessa conta, são consideradas apenas as despesas diretas ou operacionais. Mão de obra, fertilizantes, água e combustível fazem parte dessas despesas.
A margem bruta é um importante indicador gerencial que pode ser extraído da demonstração do resultado do exercício.
O custo operacional efetivo são as despesas diretas ou custos variáveis. Eles são os que geraram um desembolso direto por você.
A margem bruta representa a eficiência comercial da atividade. Ou seja, indica se a sua empresa rural está comprando bem os insumos e matéria prima. Também indica se está comercializando bem a produção.
Nela, são consideradas apenas as despesas de apenas um ciclo de produção.
As atividades de pecuária e agricultura têm uma alta representatividade dos custos variáveis na receita. Eles podem afetar a margem de lucro.
Uma parte destes custos pode estar atrelada a insumos que crescem proporcionalmente ao volume de produção.
Outra parte destes custos apresenta alta volatilidade, relacionada a fatores externos à fazenda, como: câmbio, oferta, demanda e clima.
Existem outros tipos de indicadores derivados da margem bruta.
Um exemplo é a margem bruta por hectare. Ela é utilizada para avaliar a viabilidade econômica da produção por cada hectare utilizado.
Como calcular a margem bruta da fazenda
A margem bruta é calculada como a diferença entre a receita bruta e o custo operacional efetivo:
Margem Bruta = (lucro bruto / receita líquida) x 100
Se a margem bruta for negativa, isto significa que a atividade é economicamente inviável a curto, médio e longo prazo. Nesse caso, você estaria pagando para produzir.
Se a margem bruta for igual a zero é preciso ficar em alerta.
Este resultado mostra que a margem paga os custos operacionais. Porém, ela não paga os demais custos com depreciação, custo de oportunidade, entre outros.
Neste caso, a atividade pode ser inviável no médio prazo.
Margem líquida
A margem líquida é a diferença entre a receita bruta e o custo operacional total.
Nela, são consideradas as despesas que não geram desembolso imediato. Depreciação de máquinas e equipamentos, custo de oportunidade do capital e mão de obra familiar são alguns exemplos.
A margem líquida é uma análise de médio prazo. Ela considera todos os custos operacionais e relacionados aos bens de produção da fazenda. O período considerado na análise é de um ano.
A análise da viabilidade econômica no médio prazo permite avaliar se a receita bruta paga o custo operacional efetivo. Também avalia se ela é suficiente para pagar os custos de depreciação e mão de obra familiar.
Como calcular a margem líquida da fazenda
Para calcular a margem líquida, você deve fazer a seguinte conta:
Margem Líquida = (lucro líquido / receita líquida) x 100
Se a margem bruta for negativa, a margem líquida também será negativa.
Se a margem líquida for positiva, a atividade está pagando as contas de custeio, custos com depreciação e mão de obra familiar no médio prazo.
5 passos para alcançar uma boa margem de lucro da fazenda
1. Levante seus custos
O primeiro passo para entender e garantir uma margem de lucro é o levantamento de todos os custos.
Junte todos os custos relacionados ao processo de produção, dos mais complexos aos mais simples.
Este levantamento de todos os custos envolvidos deve ser realizado de forma precisa e criteriosa. A forma com que esse levantamento é realizado depende muito das características de cada processo de produção.
2. Faça a apropriação dos custos levantados
O segundo passo é a apropriação dos custos levantados em cada setor da fazenda.
Isto é, saiba precisamente onde foi gasto cada insumo e cada hora trabalhada. Esses detalhes são fundamentais para o entendimento dos custos.
3. Analise seus custos
O terceiro passo consiste em analisar estes custos e estudar melhorias na utilização dos insumos. A partir dessa avaliação, serão tomadas ações e decisões no processo de otimização e diminuição dos custos.
4. Faça uma boa gestão de estoque
Faça uma gestão eficaz e eficiente do estoque.
Estoques mal geridos podem representar um grande obstáculo para o alcance de boas margens dentro de uma empresa rural.
Compras estratégicas podem reduzir significativamente o custo de produção da sua fazenda. Isso contribui para o sucesso na obtenção de margens de lucro satisfatórias.
5. Conte com um software de gestão
Para calcular e garantir uma boa margem de lucro na sua fazenda, muitas contas são necessárias.
Você pode facilitar esse processo através de um software de gestão agrícola como o Aegro. Com ele, controlar todos os seus custos e receitas é muito mais simples e intuitivo.

Analisar os custos da sua fazenda é mais fácil com o Aegro
Afinal, todos os dados da sua fazenda, desde os da lavoura até o financeiro, ficam concentrados em um só lugar.
Outra facilidade é conseguir monitorar a rentabilidade do seu negócio. Nesses momentos, contar com a tecnologia pode te dar uma grande ajuda.
Conclusão
O conhecimento sobre os custos de produção e o cálculo correto da margem de lucro pode contribuir para o sucesso da sua atividade rural.
A correta separação e análise entre margem bruta, líquida e lucro pode auxiliar na correta avaliação dos indicadores econômicos. Isso irá embasar as tomadas de decisão na fazenda.
Com esses conceitos bem definidos, é possível refinar a gestão da fazenda e ter melhores parâmetros para a tomada de decisão.
Como você calcula a margem de lucro da fazenda? Usa algum software ou planilha para te ajudar? Deixe seu comentário!